A Educação Popular não é uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade e incentiva o diálogo. Não é educação informal porque busca a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para a afirmação do sujeito. É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social.
Imagine que você, educador, ingressa em uma escola pública que está passando por um momento de revisão do projeto político pedagógico – mudança que foi alavancada pela evasão, pelas posturas aluno x professor e professor x aluno e pelo alto índice de repetência.
Qual seria a sua contribuição para conduzir o projeto político pedagógico e as ações que viessem ao encontro de uma educação participativa?
Soluções para a tarefa
Uma educação participativa está pautada na necessidade de alinhar os interesses entre a comunidade educativa, com base no projeto político pedagógico, de forma que a situação descrita exige esforços para reduzir a evasão escolar.
Importância da Educação Participativa
Como educador, o projeto político pedagógico deveria ser modificado e alinhado com as reais necessidades dos estudantes, de forma que a escola ouvisse suas demandas, alterando e gerando uma maior proatividade por parte dos estudantes.
Resposta:
O trabalho de gestão escolar e de sala de aula é marcado por implicações de muitas dimensões, pois está intimamente ligado em lidar com pessoas. É um processo desafiador, porém, quando assumido com responsabilidade e participação, favorece a construção da autonomia dos educandos e, consequentemente, dos demais envolvidos.
É importante para uma educação participativa que se reverta o quadro atual da escola.
Será preciso:
- Oportunizar uma gestão participativa, na qual todos devem tenham espaço para exercer seus papéis.
- Fomentar o diálogo, pois, quando se planeja de modo coletivo, cada um expõe suas ideias e se reconhece como integrante do grupo. Assim, há mais possibilidades de efetivação do projeto, porque haverá sentido no que for feito.
- Abrir espaços para os educandos participarem na escola, pois oportuniza a formação de sujeitos. Eles entenderão e farão uso da cidadania, sentindo-se responsável pelo espaço escolar.
- Propiciar momentos de reflexão em que os educadores possam rever seu ato educativo e se engajar na proposta de buscar alunos, pais e comunidade para dentro da escola.
- Criar estratégias para que o espaço escolar seja um lugar prazeroso, onde todos os segmentos queiram estar.
Explicação: