A Educação para todos tornou-se um slogan que emergiu posteriormente a Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em Jomtiem no ano de 1990. Tal conferência resultou numa declaração e num pensamento de que todos os cidadãos fossem escolarizados, num ideário de educação universal. Neste horizonte de educação para todos, e com o intuito de ampliar as discussões, em 1994 realizou-se em Salamanca-ESP, a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, onde foi elaborada a "Declaração de Salamanca e Linha de Ação Sobre Necessidades Educativas Especiais". Esta declaração é um documento fundamental, que ordena ações que preconizam os encaminhamentos educativos com ênfase na educação inclusiva. A Declaração de Salamanca traz luz a educação inclusiva como uma forma de reiterar a ideia de educação para todos. Porém, o que temos percebido é que a Declaração de Salamanca, tem sido envolvida num cenário político que coloca a educação como equivalente a Educação Especial, ou seja, entende-se que o público alvo da Educação Especial é o mesmo, e o único, que deve ser inserido nas políticas públicas de educação inclusiva. Nessa lógica, a inclusão nos moldes da Declaração de Salamanca e da Mundial de Educação para Todos, não se concretiza. Pois, os investimentos, estudos, capacitação e principalmente as políticas públicas são em sua maioria voltados para o público da Educação Especial, deixando de lado outras crianças que possuem necessidades educativas especiais. Assim sendo, na elaboração das políticas públicas para a Educação Especial no Brasil, inclui-se e exclui-se e, conforme se inclui, exclui-se duplamente. Muitos dos alunos com necessidades educativas especiais, incluídos/elencados na Declaração de Salamanca, não foram contemplados pelas políticas de Educação Especial, ou seja, foram incluídos em um primeiro momento e
Soluções para a tarefa
O sistema de educação brasileiro é considerado inclusivo por causa das diversas políticas públicas adotadas pelo governo federal, bem como as diretrizes de âmbito nacional que regulamentam o processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, uma escola inclusiva é caracterizada pela implementação das normas federais e suas políticas públicas.
A importância de uma educação inclusiva
A educação inclusiva tem o objetivo de introduzir qualquer pessoa ao ramo pedagógico e educacional. Dessa forma, ela não pode ser uma criadora de barreiras em nenhum ramo institucional e sim uma destruidora de barreiras.
Além disso, esse tipo de educação é a principal formadora de uma sociedade justa e igualitária, contribuindo para a redução da desigualdade social.
Aprenda mais sobre educação aqui: brainly.com.br/tarefa/31847109
#SPJ4