A educação escolar de Jovens e adultos têm sido irregular e descontínua no Brasil. Será que podemos falar, realmente, de uma educação para jovens e adultos? Pense e reflita!
Mas, vamos seguir com o nosso debate, pois de acordo com Friedrich (2010, p. 393) para Gadotti e Romão (2006) “os termos educação de adultos, educação popular, educação não-formal e educação comunitária são usados como sinônimos”, mas não deveriam ser.
Dessa forma, considerando que estes termos não convergem, de acordo com o Friedrich (2010), com os entendimentos sobre a EJA, quais as concepções destas terminologias (educação de adultos, educação popular, educação não-formal e educação comunitária)? Descreva-as, sucintamente, e dialogue com seus colegas sobre qual o tipo de educação é praticada no Brasil?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
As concepções destas terminologias estão associadas a todo o tipo de educação destinado ao público adulto, ou seja, ao público que não teve acesso á educação por falta de oportunidades, geramente financeiras.
Diante disso, a educação majoritária no Brasil ainda é formal, de forma que poucos educadores se dedicam ao ensino praticado e voltado aos adultos, muito por conta do preconceito e discriminação contra este público-alvo.
Perguntas interessantes