A educação é um tema recorrente da sociologia, teorias clássicas e contemporâneas disputam espaço na busca da criação de um paradigma que traduza minimamente o papel da educação nas sociedades. Na história da sociologia tivemos momentos de emersão de um pensamento sobre os demais, porém, sem que se chegasse a um consenso satisfatório. Nas alternativas abaixo, temos teorias sobre o tema, com exceção de uma alternativa.
Assinale-a.
( ) Apesar da crítica ao reducionismo e funcionalismo do marxismo estruturalista, a noção geral de que a educação serve à reprodução cultural e social, advinda de modelos econômicos, ainda é predominante.
( ) A teoria pós-moderna sobre educação rompe definitivamente com o modelo marxista e vê a educação como uma instituição de resistência, reelaboração simbólica e transformação social, sem a qual não é possível o desenvolvimento da sociedade.
( ) Para Émile Durkheim, a educação é uma instituição fundamental à sociedade para homogeneizar os comportamentos e reafirmar seus valores morais, função essa, muitas vezes, negligenciada pelas famílias e que deve ser assumida pela sociedade, desta forma, a educação torna-se o pilar para o desenvolvimento social.
( ) Os estudos contemporâneos sobre educação, apesar de vinculados a teorias clássicas, incluem categorias modernas. A categoria classe social deixa de ser totalizante ao agregar outros elementos como gênero e raça, sem os quais torna-se impossível pensar o tema que é pautado por elementos de dominação.
( ) Para Karl Marx, a educação faz parte da superestrutura da sociedade capitalista que tem o papel de reproduzir sua infraestrutura.
Nas alternativas abaixo, temos teorias sobre o tema, com exceção de uma alternativa.
Assinale-a.
Ninguém ainda respondeu a esta pergunta. Dê sua própria resposta ou use a barra de busca:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás