A economia solidária expressa formas de organização econômica- de produção, prestação de serviços , comercialização, finanças e consumo- baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade. São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis.
Considerando as informações apresentadas, avalie as assrções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos principios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.
PORQUE
II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes contruídos coletivamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C- A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D- A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E- As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Vamos para a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.
CORRETO. Na prática, a economia solidária contribui para o crescimento e desenvolvimento das comunidades locais. Nesta perspectiva, o Poder Público deve criar políticas públicas que incentivem o acesso facilitado ao crédito (sem tanta burocracia) e ao empreendedorismo.
II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.
CORRETO. Por meio das políticas públicas de incentivo ao crédito e ao empreendedorismo, mais pessoas conseguem empreender (o que representa um ato de inclusão social) e mudar a realidade social em que vivem.
Gabarito:
"A- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I".
Espero ter contribuído.
Resposta:
A- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: