A Economia Política é um fator importante para o estudo sobre o marxismo, pois através dela podemos chegar ao ponto nevrálgico da teoria de Marx: o conflito entre o capital e o trabalho. O trabalhador se torna tão mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadoria cria. Com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz só mercadorias; produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e isto, na proporção em que produz só mercadorias em geral. (MARX apud FERNANDES, 1983, p.148) A partir dessa lógica se pode perceber a dinâmica da divisão e da partilha dos lucros em um sistema capitalista. Para pensar um pouco mais sobre isso é preciso lembrar que nem sempre foi desta forma. Nesse sentido é possível dar exemplos, justificando tal afirmativa. Elabore um texto com seu argumento.
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A partir dessa lógica se pode perceber a dinâmica da divisão e da partilha dos lucros em um sistema capitalista.
Para pensar um pouco mais sobre isso é preciso lembrar que nem sempre foi desta forma. Na economia primitiva, o que se tinha era uma relação simples de troca. A produção não era para ser lucrativa, mas partilhada. Essa era uma das razões pelas quais, durante muito tempo, se rotulou a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”. Até mesmo o sentido e o valor do trabalho eram outros. Foi preciso pensar em dar ao trabalho um status de dignidade.
Todo este esforço teve seu coroamento na Revolução Francesa, quando o servo foi elevado à categoria de “cidadão” e o trabalho adquiriu dignidade. Hoje, este é um atributo necessário, não somente pela sobrevivência, mas como sinal de liberdade, autonomia e cidadania. Com a aliança entre trabalho e cidadania pode-se afirmar que a sociedade se “modernizou” e se firmou a ideologia do capitalismo. E este sistema capitalista que tem no trabalho a sua força, só se realiza plenamente no consumo. A lógica passa, agora, pelo caminho do consumo. É preciso consumir para entrar, definitivamente, no sistema.
Nesse sentido, ao denunciar o sistema, Marx aponta para um outro fator: o trabalho no capitalismo leva o cidadão a uma condição de alienação, na medida em que o trabalhador perde o controle e a consciência sobre o processo produtivo e sobre o fruto de seu trabalho.