a dor é um processo ativo gerado em parte na periferia e em parte no SNC. a identificação dos mecanismos, mediadores e transmissores envolvidos no desencadeamento da dor tem contribuido não só para o avanço no conhecimento da fisiopatologia da dor e de seu controle, mas também para a detecção de novos alvos para o desenvolvimento de novos fármacos analgésicos. como exemplo de fármacos que inibem a dor, podemos destacar os opioides. o "ópio é um extrato do suco da papoula papaver somniferum, que vem sendo usado com finalidades sociais e medicinais há milhares de anos como agente promotor de euforia, analgesia e para evitar a diarréia" (RANG et al., 2016, p.1206). Além da morfina, outros opioides sintéticos e semissintéticos estão no mercado atualmente. Assinale a alternativa que apresenta dois representantes dos analgésicos opioides?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oxicodona e fentanila.
Explicação:
Quer conhecer exemplos de fármacos opioides? Clique nos itens abaixo (RANG et al., 2016).
MORFINA - é o opioide de referência, sendo muito utilizada para tratamento de dor aguda e crônica. Pode ser administrada por via oral (metabolismo de primeira passagem diminui a sua disponibilidade oral) ou via intratecal. Seus efeitos adversos são sedação, depressão respiratória, constipação, náuseas e vômitos, prurido, euforia, tolerância e dependência.
DIAMORFINA - (heroína) é um pró-fármaco sendo convertido rapidamente em monoacetilmorfina e morfina. Porém, atua mais rapidamente que a morfina, em razão da rápida penetração cerebral. É utilizada para o tratamento de dor aguda e crônica, podendo ser administrada pela via oral e injetável. Efeitos adversos iguais aos da morfina.
OXICODONA - fármaco semissintético utilizado para o tratamento de dor aguda e crônica. Pode ser administrada pela via oral e injetável. Efeitos adversos iguais aos da morfina.
METADONA - fármaco sintético com ações semelhantes às da morfina, sendo que a duração de sua ação é mais longa. Usada para dor crônica e tratamento do vício em heroína e administrada pelas vias oral e injetável. Efeitos adversos iguais aos da morfina, porém causa menos euforia.
FENTANILA - fármaco sintético com ações semelhantes às da morfina, porém com início de ação mais rápido e menos duradouro. Usado para dor aguda e anestesia e pelas vias endovenosa, epidérmica e adesivo transdérmico. Efeitos adversos iguais aos da morfina.
CODEÍNA - é um opioide natural empregada para casos de dor moderada, pois tem menos potência analgésica que a morfina e é administrada pela via oral. Principal efeito adverso é a constipação. Não é passível de causar dependência.
TRAMADOL - fármaco usado como analgésico para dor pós-operatória e para dor moderada a intensa. Pode ser administrado por via oral, intramuscular ou intravenosa e causa menos efeitos
adversos que a maioria dos opioides.
A dor é causada pela estimulação dos neurônio no SNC, já que o corpo precisa saber que tem algo errado naquele local, sendo assim, como forma para combater isso, os opiódes agem controlando a excitabilidade neuronal. Dessa forma, além do exemplo da morfina, outros opióides são muito utilizados, como exemplo da Oxicodona e fentanila.
Opióides e suas características
O mecanismo de ação dos opióides está relacionado com a função fisiológica das células, através da bomba de sódio e potássio, que controla o que entra e sai da célula.
Portanto, nas células do SNC, os opióides agem abrindo os canais de potássio, estes vão causar a abertura dos canais de cálcio e vai ser responsável pela hiperpolarização e redução da excitabilidade neuronal.
Leia mais sobre Opióides: https://brainly.com.br/tarefa/17287988
#SPJ2