Contabilidade, perguntado por kezz, 1 ano atrás

A diversificação da matriz energética é algo fundamental para se obter a sustentabilidade, visto que, a partir disso, é possível competir por preços mais justos, bem como evitar possíveis crises da falta de energia, como as que ocorrem em períodos de seca. Dentre as energias renováveis, existem três que se destacam no Brasil, sendo a hidráulica, eólica e solar. Ambas apresentam vantagens e desvantagens, de acordo com suas características econômicas e ambientais. I - A _________________ é a mais utilizada no cenário brasileiro, apresentando como principais impactos ambientais a inundação de uma grande área, ocasionando a alteração de ecossistemas, bem como problema social, a partir da necessidade de desocupação de comunidades circunvizinhas ao empreendimento. II - A ________________ está ocupando um maior espaço na matriz energética brasileira, principalmente a partir de financiamentos pautados em energias limpas. Além disto, esta fonte apresenta poucos impactos ambientais, dentre eles, a mortalidade de aves, bem como a alteração de alguns ciclos de imigração das mesmas. IIII - A energia solar é considerada uma fonte de energia ____________, visto que a radiação é um recurso infinito e inesgotável. Além disso, apresenta poucos impactos ambientais, sendo uma alternativa viável no cenário brasileiro. Considerando as principais fontes de energias renováveis brasileiras, marque a alternativa que completa as lacunas corretamente: Escolha uma:

Soluções para a tarefa

Respondido por Georgina90
7

Energia hidráulica, Energia eólica, Renovável.

Respondido por digoalvescg26
2

Resposta:

Hidráulica/Eólica/Renovável

Explicação:

Olá!

A Primeira lacuna é a Energia Hidráulica. Embora seja uma fonte renovável de energia, as hidroelétricas trazem vários prejuízos ambientais, não só pela inundação de áreas naturais e desvio de leitos de rios, como também pelo dióxido de carbono emitido pela decomposição da matéria orgânica que se forma nas áreas alagadas.

A Segunda lacuna é a Energia Eólica. Esta é uma fonte de energia considerada limpa, porém também apresenta algumas desvantagens como a intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração. Temos também um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem. Outro fator é o Impacto sobre as aves do local, principalmente pelo choque destas, nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração. Por fim, o Impacto sonoro, pois o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante. As habitações ou zonas residenciais mais próximas deverão estar, no mínimo a 200 metros de distância.

A Terceira lacuna é Renovável. Pois, pode ser considerada inesgotável. As tecnologias atuais, inclusive, permitem o armazenamento de calor durante certo tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de eletricidade não é prejudicada. Além disso, ao contrário, por exemplo, das hidrelétricas, a produção de energia solar não demanda a ocupação de grandes áreas, com processos de desocupação de regiões naturais.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes