A dissolução do feudalismo ia de par com o fortalecimento da burguesia e da economia das cidades, mas somente no noroeste da Europa e, em escala nacional, somente na Inglaterra e na Holanda é que adquiriram força suficiente para transformar as instituições feudais através de uma revolução (burguesa): 1640-60 na Inglaterra e em meio às lutas de independência da Espanha, na Holanda.”
A Holanda seguiu um caminho diferente em relação ao absolutismo. Em 1584 declararam independência em relação à Espanha e organizaram-se como Províncias Unidas. Este fato teve como consequência a (o)
A
funcionamento do governo holandês como uma unidade política independente, mas que apesar disso teve participação efetiva na expansão marítima.
B
impossibilidade de a Holanda participar de forma efetiva da expansão marítima, por falta de uma organização governamental centralizada.
C
organização de uma província que teve dificuldade em conseguir reunir seus recursos e participar da corrida mercantilista em função de disputas internas.
D
reconhecimento da independência da Holanda por parte da Espanha, que aceitou o rompimento, proporcionando uma mudança relevante na organização do absolutismo neste país.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Estados absolutistas, ou monarquias absolutistas são como que culs-de-sac históricos na transição do feudalismo ao capitalismo.
A dissolução do feudalismo ia de par com o fortalecimento da burguesia e da economia das cidades, mas somente no noroeste da Europa e, em escala nacional, somente na Inglaterra e na Holanda é que adquiriram força suficiente para transformar as instituições feudais através de uma revolução (burguesa): 1640-60 na Inglaterra e em meio às lutas de independência da Espanha, na Holanda.
Nos demais países, notadamente a Espanha, França, Prússia e Áustria, suas sociedades se apegavam ferrenhamente às instituições feudais e os privilégios da nobreza, abrindo gradualmente um fosso sempre crescente entre as condições econômicas de produção e o arcabouço institucional sempre mais incapaz de servir de suporte às primeiras. Os estados absolutistas caíram finalmente de podre um século e meio (1789-98), no caso da França, ou dois séculos mais tarde (1848-9), nos demais países europeus --exceto Espanha/ Portugal e o Leste europeu, que deixaram suas revoluções burguesas para o século XX-- e suas sociedades iam ìmplantando, com graus varáveis de entusiasmo e velocidade, em um processo que por vezes tomava a forma de bonapartismo, as instituições burguesas, e tomando finalmente o rumo do desenvolvimento capitalista
Explicação:
espero ter ajudado