História, perguntado por bellaribasdsantos, 8 meses atrás

A dissolução da Assembleia Constituinte de 1923 e a outorga de uma constituição de 1824, que impunha a centralização do poder nas mãos do imperador, desagradaram as elites de muitas províncias, que não tinham liberdade para escolher seus presidentes. Em Pernambuco, essas insatisfações, resultaram em um movimento que ficou conhecido como: *



a- Noite das Garrafadas

b- Guerra das Cisplatina

c- Confederação do Equador

d- Dia do Fico

Soluções para a tarefa

Respondido por ferrado01
3

A Confederação do Equador foi uma das muitas revoltas ocorridas no Brasil Imperial. Ocorreu no ano de 1824 na província de Pernambuco como um movimento de resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I. Também tinha, entre seus objetivos, a intenção de separar-se efetivamente do território brasileiro, constituindo nova república.

A raiz da revolta pode ser explicada por vários fatores. Um deles era a clara divisão econômica e espacial de Pernambuco à época. A Província tinha em si um contraste entre um norte que se dedicou à multicultura, principalmente de algodão e açúcar, gerando uma economia diversificada, cidades populosas e economia mais robusta; e um sul monocultor açucareiro, com economia mais simples e numerosas pequenas vilas.

Explicação:


bellaribasdsantos: obg!
Perguntas interessantes