História, perguntado por mariosergiosanotcyzi, 11 meses atrás

A disputa da peninsula iberica

. consolidacao das monarquias
. disputas por territorios
. as indias
. cipango
. busca por novos mercados

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
7
Olá,


 Península ibérica, região onde se situa Espanha e Portugal atualmente, foi durante certo período invadida pelos muçulmanos. 
Vários povos cristãos se organizaram para expulsar os árabes desse território, com o fim da luta, foram formados uns condados . Esses condados eram: Condado portucalense, reino de Castela, Leão, Navarra e Aragão.
Do condado portucalense, surgiu Portugal e da união de todos os reinos surgiu a Espanha, os primeiros estas modernos fundados na Europa.

 

Portugal foi o pioneiro nas navegações porque já tinha 
conseguido centralizar o poder em torno de uma monarquia, foi a primeira nação a obter a monarquia absoluta. Essa centralização de Portugal 
 foi essencial para começar a expansão marítima. A expansão marítima de Portugal começou no ano de 1419, com a chegada às ilhas madeira. Em 1443 eles chegam ao continente africano, 1456 eles alcançam o Cabo Verde e em 1498 eles chegam à Índia.


A Espanha deu inicio á exploração marítima com Cristóvão Colombo ( eles também já tinham realizado a centralização de seu território), em sua primeira viagem colombo já alcançou a américa, em 1492. Outras viagens foram realizadas pelos Espanhóis, as novas terras. Colombo, no entanto, morreu acreditando que tinha chegado à índia. Cipango (Japão) era um local citado por Marco Polo, ao começar sua aventura marítima Cristóvão Colombo atribuiu algumas ilhas que esta mana América como sendo Cipango.


As duas nações estavam envolvidas no comercio de especiarias, elas buscavam novos caminhos para o oriente, já que o trafego pelo mediterrâneo estava impossibilitado, por causa de disputas.
Perguntas interessantes