A discriminação com base em castas foi abolida pela Constituiçao promulgada na India depois da independência do Reino Unido, em 1947. Mas a instituiçăo continua sólida e é um dos principais fatores da baixa mobilidade social do país. Vinculado ao hinduísmo, religião praticada por 85% dos indianos, o sistema de castas tem uma história de 3000 anos e resiste às tentativas oficiais de extingui-lo.
TREVISAN, C. Disponivel em: folha. Acesso em: 26 ago. 2014.
A reação social à legislação mencionada é um exemplo de:
A) valorização da cultura estrangeira.
B) manutenção das tradiçōes ancestrais.
C) emancipaçäo das camadas populares.
D) reduçăo das desigualdades econômicas.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
A alternativa B é a que melhor se refere ao que o enunciado nos mostra, como a divisão de castas é um fator apesar de ancestral, negativo.
O sistema de castas era muito comum na Índia, se baseando em uma organização hereditária de estratificação, com base nas classificações individuais de cada grupo, como a cultura e a raça por exemplo.
Os estamentos é uma organização do período Feudal, sendo estudada e avaliada por Weber, que definiu esse sistema como uma divisão social que não existia mobilidade, logo, nesse padrão a posição do indivíduo dependia de sua origem familiar.
As classes sociais estão interligadas com a modernidade, e, sua divisão são geradas a partir da desigualdade social como estudou Marx, onde a sociedade está inserida em uma divisão de proletariado (trabalhador) e burguesia (patrões, detentores do acúmulo de capital).
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/25076137