A Diretoria executiva de uma entidade, após receber a prévia do resultado econômico do período constante na demonstração do resultado do exercício, não entenderam a composição do resultado, pois estavam de posse da conciliação bancária da conta corrente do período e não tinham conseguido identificar o recebimento dos valores referente às vendas do período. Então marcaram uma reunião com a diretoria executiva e o contador.
O Diretor executivo abriu a reunião dizendo que gostaria de esclarecimentos em relação aos recebimentos das vendas do período, pois estes aparecem parcialmente no extrato bancário.
Os recebimentos das vendas mensais representam em média 40% das vendas. Tendo em vista que o documento que recebe mensalmente é a DRE e os extratos bancários, entende que pode estar havendo desvios financeiro.
Diante do exposto, você como o contador da empresa deve elaborar um relatório esclarecendo os pontos abordados pelo diretor financeiro.
Soluções para a tarefa
A discrepância entre as vendas que constam na DRE e os saldos que aparecem na conciliação bancária ocorrem devido a realização de vendas a prazo;
Quando uma empresa vende a prazo temos o seguinte registro contábil:
D - Contas a receber (BP - Ativo)
C - Receita de venda (DRE)
Quando a empresa recebe o valor da venda teremos:
D - Caixa (BP - Ativo)
C - Contas a receber (BP - Ativo)
Assim, é compreensível que ao confrontar a DRE com os saldos bancários haja mais dinheiro registrado na DRE do que na conta do banco;
Pois, esse saldo só entrará na conta bancária da empresa quando de fato o cliente realizar o pagamento;
Uma forma melhor de avaliar as vendas do período é pela demonstração contábil DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) que apresenta o dinheiro que efetivamente entrou e saiu da empresa;
Veja neste link:
Finalidade e estrutura da DFC https://brainly.com.br/tarefa/12000055
Srs. Diretores,
A contabilidade para realizar os lançamentos tem que observar as normas e princípios vigentes.
Para que não ocorra mais este tipo de situações será disponibilizado para o Diretor executivo relatórios até o 10º dia do mês, estes relatórios apresentarão a composição das vendas do período e a forma de recebimento destas.
Em relação aos valores que não aparecem no extrato, são valores que representam as vendas a prazo, que são em média 60%.
Cabe ressaltar que mesmo as vendas sendo uma parte a vista e outra parte a prazo o resultado econômico será apresentado pelo regime de competência, isto é, tanto receitas como despesas devem ser reconhecidos na DRE pela ocorrência e não pelo recebimento, conforme previsto no item 4.5 da NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, como segue:
As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (regime de competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente ou conjuntamente das mesmas transações ou outros eventos. Por exemplo, os vários componentes de despesas que integram o custo das mercadorias vendidas devem ser reconhecidos no mesmo momento em que a receita derivada da venda das mercadorias é reconhecida. Contudo, a aplicação do conceito de confrontação, de acordo com esta Estrutura Conceitual, não autoriza o reconhecimento de itens no balanço patrimonial que não satisfaçam à definição de ativos ou passivos.