Filosofia, perguntado por Thiaaagoooo, 1 ano atrás

a) Diferencie o "otimismo metafísico" de Leibniz do "otimismo prático" de Voltaire

b) Com qual dos pensadores você concorda: Leibniz ou Voltaire? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
105

A - Leibniz concluía que, como Deus é onipotente, poderia ter criado o mundo do jeito que bem entendesse, havendo vários mundos possíveis que Deus poderia ter criado no momento da criação, tendo escolhido, entre os possíveis, esse no qual vivemos. Como Deus é, além de onisciente, bom,ele escolheu o melhor dos mundos possíveis, de modo que o nosso mundo é, no sentido metafísico, ótimo e por isto devemos nos alegrar.

Já o "otimismo prático", de Voltaire, se recusa a conceber as coisas de maneira global, focando, ao invés disto, no aqui e no agora, de modo a se satisfazer com a felicidade temporária.

B - Para alguém que não é religioso, o modelo de pensamento de Voltaire é mais fácil de se identificar, já que não depende de uma metafísica muito específica.

Respondido por BrenoSousaOliveira
3

1- A) Leibniz defendia uma metafísica voltada para a existência de Deus, enquanto Voltaire não compactua com essa ideia.

B) Concordo com Leibniz sobre a condição de mundos possíveis.

Leibniz e os mundos possíveis

Leibniz era um filósofo metafísico que defendia a ideia da existência de mundos possíveis como uma das formas de explicar a existência do mal e do mundo. Essa questão da metafísica estava voltada mais para o ''mundo das ideias'', ou, a abstração do intelecto.

A) Leibniz enquanto metafísico usava as ideias dos mundos possíveis para explicar como um Deus todo poderoso e todo benevolente, poderia permitir a existência de um mundo com o mal.

Para isso ele dizia que o nosso mundo era o melhor mundo que Deus poderia ter criado como caminho para o melhor mundo possível.

Enquanto isso Voltaire discordava dessa ideia de mundos possíveis, focando apenas no nosso mundo. Ele dizia que isso era mais prático.

B) Concordo com o pensamento de Leibniz pois é impossível dissociar nosso mundo de mundos possíveis. Uma vez que o próprio fato de nosso mundo poder existir já abre margem para ele ter podido não existir.

Para saber mais sobre Leibniz, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/13173426

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes