a) Diferenças entre tipos de força;
b)Diferenças entre tipos de resistência;
c)Diferença entre tipos de velocidade;
d)Diferença entre tipos de equilíbrio;
me ajudem pfv
Soluções para a tarefa
Tipos de força
Cabe destacar os seguintes tipos de força: força máxima, força-velocidade e força-resistente. Entretanto, há autores que denominam os 3 tipos de força como: força máxima, força rápida e resistência de força.
Força máxima
A força máxima abrange a capacidade máxima de produção de força do desportista, durante uma contração muscular voluntaria. Representa a maior força disponível, que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntaria.
Força rápida
A força rápida compreende a capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte do corpo (braços, pernas) ou ainda objetos (bolas, pesos, esferas, discos, etc.) com uma velocidade máxima. Também podemos denominar o mesmo como força-velocidade, sendo a capacidade do sistema neuromuscular mobilizar o potencial funcional com a finalidade de alcançar altos níveis de força no menor tempo possível.
Resistência de força
A resistência de força é a capacidade de resistência a fadiga em condições de desempenho prolongado de força. Também conhecida como força-resistente, capacidade manter elevados níveis de força durante o maior tempo possível.
Tipos de resistência
A resistência é a habilidade de poder exercer um esforço estático ou dinâmico prolongado, sem afetar a qualidade do exercício. A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.
Resistência anaeróbica
A resistência anaeróbica é a competência de poder realizar determinada atividade com alta intensidade em um período curto de tempo, como por exemplo, capoeira, ginástica olímpica, saltos, lutas.
Anaeróbica Dinâmica: conhecido como resistência de velocidade ou ritmo de resistência está presente nas atividades anaeróbicas com carga dinâmica de intensidade de ritmo máximo.
Anaeróbica Estática: não existe encurtamento das fibras musculares, ou seja, não há movimento. Exemplo: durante o exercício, paramos e mantemos a posição. A musculatura continua em trabalho, porém de forma estática.
Resistência aeróbica
É a resistência com capacidade de suportar esforços intensos de grande duração sem que haja o acúmulo exacerbado de ácido láctico, pois ela apela à utilização de oxigênio e dos nutrientes mais complexos para continuar o desempenho durante a atividade.
Aeróbica Dinâmica: corridas, corridas curtas, corridas intervaladas, treino em circuito. A capacidade de resistência ao cansaço no esforço dinâmico com a função de mais de 1/6 da musculatura total do corpo. A intensidade de movimento pode chegar a 50% da capacidade máxima da carga circulatória e a duração pode ser a partir de três minutos, de acordo com a intensidade e metodologia escolhida.
Aeróbica Estática: é feito com o trabalho de grande parte do grupo de músculos e a carga é inferior a 20% da força máxima numa duração de carga grande.
Tipos de velocidade
A capacidade velocidade pode ser classificada em seis formas diferentes (Grosser, 1992):
Velocidade de reação: é a capacidade de responder com uma ação no menor tempo frente a um estímulo;
Velocidade de movimento (ação): é a capacidade de realizar movimentos acíclicos (movimentos únicos) com velocidade máxima, frente a resistências baixas;
Velocidade freqüencial: é a capacidade de realizar movimentos cíclicos com velocidade máxima, frente a resistências baixas;
Força-velocidade (força-explosiva): é a capacidade de proporcionar o máximo impulso de força possível, frente a uma resistência durante um tempo estabelecido, ou seja, uma força efetuada no menor tempo possível, causada pela velocidade de contração da musculatura.
Resistência de força-explosiva: é a capacidade de resistência frente à diminuição da velocidade causada pelo cansaço, quando as velocidades de contração são máximas em movimentos acíclicos, diante as resistências maiores;
Resistência de velocidade máxima: é a capacidade de resistir frente à diminuição da velocidade causada pelo cansaço, em caso de movimentos cíclicos de velocidades de contrações máximas.
Devido à importância desta capacidade para a prática esportiva, métodos e normativas de treinamentos para as formas da velocidade são de relevância para análise e elaboração de programas de treinamento.
Tipos de equilíbrio
Um corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, ou seja, igual a zero. De acordo com a Primeira Lei de Newton, quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, o corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Portanto, um objeto em equilíbrio pode estar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. O equilíbrio pode ser classificado como:
•Equilíbrio estático: Quando o objeto está em repouso;
•Equilíbrio dinâmico: Quando o corpo está em movimento retilíneo uniforme.
Além disso, ele pode ser de três tipos: estável, instável ou indiferente.