Sociologia, perguntado por gabrieldesousap0e6ur, 11 meses atrás

A devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial ocorreu em grande medida, devido a uma corrente (econômica) que acreditava que os recursos naturais eram infinitos, inesgotáveis. Com isso, instalou-se um quadro de sobrexploração de recursos naturais e degradação ambiental que começou a se modificar a partir da defesa pública do novo paradigma: o paradigma do Desenvolvimento Sustentável. Qual o pressuposto ligado a esse novo paradigma? Resposta: (A) O desenvolvimento econômico plenamente controlado pelos governos e por organizações não governamentais, de modo que a busca do lucro passa a ser secundária. (B) O desenvolvimento econômico centrado no máximo proveito das potencialidades da terra, o que pressupõe a absoluta centralidade das atividades rurais. (C) O desenvolvimento que visa a erradicação da energia nuclear, eliminando-se sua utilização no sistema produtivo, em face de seus potenciais perigos. (D) O desenvolvimento que satisfaz as necessidades que as sociedades têm no presente, sem que se coloque em risco a vida das gerações futuras. (E) O desenvolvimento ambiental centrado apenas na exploração dos recursos naturais sem a preocupação com aspectos econômicos e sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3
Bom dia!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

A alternativa D é a que possui melhor coerência com o sentido geral do texto. O desenvolvimento que satisfaz as necessidades que as sociedades têm no presente, sem que se coloque em risco a vida das gerações futuras. 


Partindo deste ponto, podemos notar, que a exploração dos bens naturais se deu em larga escala por várias gerações, ao ponto do eco sistema mudar de diferentes formas ao redor do mundo, então, a partir disso, uma das medidas dos sistemas econômicos exploratórios é a obtenção de minerais renováveis, onde esses materiais serão retirados da terra porém os danos para as gerações futuras serão menores. 


Espero ter ajudado. 
Perguntas interessantes