História, perguntado por Rebecaoliveira5014, 1 ano atrás

A destruição de Canudos se deveu menos ao antirrepublicanismo do Conselheiro do que a fatores como a atuação da Igreja contra o catolicismo pouco ortodoxo dos beatos e as pressões dos proprietários de terras contra Canudos, cujo expansão trazia escassez de mão de obra e rompia o equilíbrio político da região. (Roberto Ventura, Euclides da Cunha. Esboço biográfico. Adaptad)o. a) Identifique e explique os fatores que, segundo o texto, motivaram a campanha de Canudos, entre 1896 e 1897. b) Relacione o episódio de Canudos ao panorama político e social da Primeira República.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
87
a) Conforme o texto apresentado, três fatores colaboraram para o ataque das forças do governo contra Canudos:

1) O arraial formava um pólo de atração para os camponeses da região, comprometendo a obtenção de mão de obra por parte dos fazendeiros locais.

2) Antônio Conselheiro, e sua liderança "mística", dispensava a intermediação do clero católico, reduzindo o poder da Igreja exercido sobre os campesinos.

3) A posição contrária de Antônio Conselheiro em relação ao casamento civil e á cobrança de impostos por parte do Governo da República recém instalado, associada a um sebastianismo vago, fizeram com que as autoridades, que estavam distantes dos acontecimentos e pouco conheciam as especificidades do universo sertanejo, consideraram Canudos um perigoso reduto de reinstalação monárquica.



b) No campo político, o ocorrido em Canudos está associado ao "progressismo" do regime republicano, que considerava retrógrado quaisquer aspectos do país  que não se fossem alinhados á visão urbana e eurocêntrica presente nos grandes núcleos litorâneos.

No campo social, Canudos ameaçava a tradicional submissão dos sertanejos pobres á opressão e à exploração que eram exercidas pelos "coronéis".
Perguntas interessantes