Biologia, perguntado por victor0402, 1 ano atrás

a desnaturação do DNA é o processo no qual ele se transforma em RNA

Soluções para a tarefa

Respondido por lorena475
12
A desnaturação do DNA é o processo através do qual o ácido desoxirribonucleico de dupla cadeia se desenrola e separa-se em duas cadeias simples, através da quebra de ligações de hidrogénio entre as bases. O termo é utilizado para referir ao processo que ocorre quando uma mistura é aquecida, apesar de "desnaturação" também poder referir a separação das cadeias de ADN induzidas por químicos como aureia.
A sigla RNA significa RiboNucleic Acid, que, traduzindo para o português, significa ácido ribonucléico. Por essa razão, é comum encontrar na literatura a sigla ARN para se referir ao RNA. Assim como todos os tipos de ácidos nucléicos, essa molécula é composta denucleotídeos, podendo ser encontradas no núcleo e espalhadas por todo o citoplasma da célula.
Como mencionado no parágrafo anterior, o RNA se constitui de nucleotídeos. Esses nucleotídeos são polímeros constituídos de uma molécula de açúcar com cinco carbonos denominado ribose, um fosfato (mais especificamente, ácido fosfórico) e uma base nitrogenada. Essas bases nitrogenadas, por sua vez, podem ser púricas ou pirimídicas. No caso das púricas, elas são as mesmas encontradas no DNA: a guanina e a adenina. Já com relação às pirimídicas, elas são a citosina e a uracila. Assim, as bases nitrogenadas presentes na fita de RNA se diferenciam das do DNA pela uracila ser utilizada no lugar da timina.

Perguntas interessantes