Pedagogia, perguntado por bilore2011, 9 meses atrás

A desigualdade social existente no Brasil faz com que as crianças brasileiras tenham diferentes vivências. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, 2018) sinaliza que 61% das crianças e adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza em suas múltiplas dimensões, pois, além da renda financeira, é necessário levar em conta o acesso a diversos outros direitos. Como a desigualdade social pode atingir diferentes crianças e adolescentes no campo da saúde, educação e acesso à cultura? Quais são os possíveis impactos dessas desigualdades?

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro24111997
61

De modo que os menos favorecidos socialmente possuem acesso restringido a essas atividades, devido à falta de poder monetário suficiente para adquiri-las em muitos casos. Na saúde, por exemplo, o SUS é um sistema decadente onde as pessoas menos favorecidas sofrem muito com longas esperas e falta de recursos.

   De modo que o estado não fornece nos serviços públicos grande aparato educacional ou cultural para pessoa menos favorecidas, e com isso temos a cada geração aumento de certos tipos de desigualdade.  

    Como resultado temos a perpetuação da pobreza em alguns locais, bem como a falta de oportunidades para nossas crianças e adolescentes.

Respondido por 2maybe
24

Resposta:

A desigualdade social atinge o Brasil de forma abrangente, sendo 25,4% da população. Há muitos casos de pobreza que interferem na vida das crianças e adolescentes, o que nos mostra que ainda existe muito desamparo social para cumprimento das leis de proteção aos direitos a vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, cultura e convivência familiar.

A diferença de privilégios entre crianças de diferentes classes sociais limita o acesso aos direitos de cada uma. Crianças que não tem condições básicas estão mais expostas a riscos de saúde, com problemas de saneamento básico e atendimento médico. Em muitos casos de pobreza, crianças deixam de frequentar a escola para trabalhar e ter alimento e moradia. Já crianças em melhores condições sociais tem mais acesso a saúde, educação e cultura de melhor qualidade, vivendo plenamente a infância.

O impacto dessa desigualdade social mostra de um lado uma sociedade com alto índice de analfabetismo e baixa escolaridade em determinadas regiões do Brasil, e de outro lado uma sociedade com privilégios, acesso à informação e profissionalização.

Explicação:

Perguntas interessantes