A desigualdade social compreende diversos tipos de desigualdades: de oportunidade, de resultado, econômica, cultural, de escolaridade, de gênero, raça, região etc. Essas desigualdades acabam sendo levadas para o âmbito habitacional, com disparidades qualitativas de grande montante. Como podemos conceituar o termo desigualdade social?
a) Desigualdade social é o fenômeno no qual ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros.
b) Desigualdade social é o fenômeno no qual ocorre a diferenciação entre países por meio da mensuração do IDH.
c) Desigualdade social é o fenômeno no qual ocorre a diferenciação entre países por meio da mensuração do Índice de Gini.
d) Desigualdade social é o fenômeno no qual ocorre a diferenciação entre países, que levou a uma classificação que utiliza os termos: primeiro, segundo e terceiro mundos.
e) Desigualdade social é o fenômeno no qual ocorre a diferenciação entre as políticas públicas realizadas pelo governo, destacando se elas são de cunho social ou econômico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra a)
Desigualdade social é o fenômeno no qual ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros.
A questão social nos últimos anos é percebida com expressiva visibilidade nas crises dos padrões produtivos e da gestão do trabalho, sendo que as mudanças e transformações advindas com a globalização têm repercutido em diferentes setores da sociedade e, especialmente na área de Políticas Públicas de Proteção Social, atingindo significativa parcela das famílias brasileiras, as quais se encontram em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza pela falta de emprego, moradia, saúde, educação e alimentação, entre outros, essas são amostras da desigualdade em todo o território brasileiro.
Espero ter auxiliado!
Resposta: letra e
Explicação:É a diferença existente na sociedade a partir das distinções que há entre as
classes sociais, considera-se como fatores que geram desigualdades, os
fatores culturais, educacionais e econômicos; e não há distribuição justa e
igualitária do que se arrecada e ganha em termos de lucros.