A) Descreva o percentual de cada tipo de fibras musculares presente nos nadadores de cada uma das prov
etros livre e maratona aquática 10km.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde as aulas de biologia na escola, os professores falavam sobre os diferentes tipos de fibras musculares: as de contração lenta (tipo I) e as rápidas (tipo II).
Se você prestou atenção, talvez lembre que eles também ensinaram que, em um maratonista, as fibras do tipo I são predominantes; enquanto em um atleta de curtas distâncias, o tipo II é o mais encontrado. Mas todas as pessoas possuem os dois tipos de fibras em seu corpo.
“Há o predomínio de um tipo sobre o outro dependendo do grupo muscular e de fatores genéticos”, explica Luis Carlos Reis, treinador da Bodytech.
As diferenças entre os tipos de fibras musculares
Nas fibras do tipo I, é utilizado um sistema de energia aeróbio, que consome o oxigênio do corpo para garantir contrações musculares lentas e uma maior resistência à fadiga. Por isso, elas são mais apropriadas para exercícios de longa duração, como natação e ciclismo.
Já as fibras do tipo II usam glicose e fosfocreatina como fonte de energia, o que dá maior explosão e força nos movimentos, mas também as torna mais suscetíveis ao cansaço. Assim, casam melhor com atividades como corridas de curta distância (até 200 m), musculação e basquete.
Explicação:
espero ter ajudado