A derivação da árvore sintática, ou gramatical, segundo afirma Aho(2007) pode ser vista como a representação gráfica da derivação. Diante disso um aluno resolveu observar estes passos investigando passo a passo (de 1 a 5), uma árvore de derivação, conforme ilustrado pela Figura-1 a seguir:
Figura-1 – Passo a Passo da árvore de derivação para a sentença “a+b”
0
Fonte: FEDOZZI, Regina. Compiladores. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017.
Sobre a derivação da árvore sintática, ou gramatical e a figura que demonstra o passo a passo da árvore de derivação para a sentença “a+b”, marque V (verdadeiro) ou F (Falso):
( ) Os nós em derivações de uma arvore sintática tem sucessores.
( ) Os nós são símbolos terminais e as folhas são os símbolos não-terminais.
( ) Para a arvore da figura 3.2 do LDI, tanto a derivação, como a árvore gramatical desenvolvida, foram derivadas da esquerda para a direita (Left-to-Right), mas poderíamos ter feito isto da direita para esquerda (Right-to-Left).
( ) No caso da sentença “a+b”, tanto a derivação quanto a árvore seriam iguais se tivéssemos realizado a derivação mais a direita.
( ) Se sentença a ser analisada for “a + b * c” seria idêntica a derivação “a+b”, pois não interfere neste tipo de derivação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Escolha uma:
a. F – V – V – V – F.
b. V – V – V – V – V.
c. F – F – V – V – V.
d. V – F – V – V – F.
e. V – F – F – V – V.
Soluções para a tarefa
Sobre a derivação da árvore sintática, ou gramatical e a figura que demonstra o passo a passo da árvore de derivação para a sentença “a+b”, marque V (verdadeiro) ou F (Falso):
(V) Os nós em derivações de uma arvore sintática tem sucessores.
(F) Os nós são símbolos terminais e as folhas são os símbolos não-terminais.
-> É exatamente o contrário.
(V) Para a arvore da figura 3.2 do LDI, tanto a derivação, como a árvore gramatical desenvolvida, foram derivadas da esquerda para a direita (Left-to-Right), mas poderíamos ter feito isto da direita para esquerda (Right-to-Left).
(V) No caso da sentença “a+b”, tanto a derivação quanto a árvore seriam iguais se tivéssemos realizado a derivação mais a direita.
(F) Se sentença a ser analisada for “a + b * c” seria idêntica a derivação “a+b”, pois não interfere neste tipo de derivação.
-> Não tem como ser igual, pois conforme é dito na sentença anterior sobre a expressão a+b, na sentença a+b*c não seria analisada da mesma forma pela direita ou pela esquerda.
Resposta correta
V – F – V – V – F.