A depressão é uma doença crônica e hereditária que atinge da criança ao adulto de ambos os sexos. A partir de quatro anos já é possível diagnosticar a depressão infantil. Depressão pode significar um sintoma presente em inúmeros distúrbios emocionais, pode significar uma síndrome traduzida por muitos e variáveis sintomas somáticos, e ainda, pode significar uma doença, caracterizada por alterações afetivas. Identificam-se três sintomas depressivos básicos que dão origem a variadas manifestações de sintomas, a saber: Escolha uma: a. Sofrimento Moral, Euforia Súbita e Sentimento de Culpa
Escolha uma:
a. Sofrimento Moral, Euforia Súbita e Sentimento de Culpa
b. Euforia súbita, Inibição Global e Estreitamento Vivencial
c. Euforia súbita, Extroversão exagerada e Estreitamento Vivencial
d. Sofrimento Moral, Inibição Global e Estreitamento Vivencial
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 – Inibição Psíquica (perda de energia)
2 – Estreitamento do Campo Vivencial (perda de interesses) e,
3 – Sofrimento Moral (autoestima baixa).
Explicação:
Em crianças e adolescentes, por exemplo, o humor deprimido pode se manifestar com irritabilidade, rebeldia, baixo rendimento escolar ao invés de tristeza. O adulto deprimido também pode experimentar sintomas adicionais na Depressão, incluindo alterações no apetite ou peso, alterações do sono e da atividade psicomotora, diminuição da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, dificuldades para pensar, concentrar-se ou tomar decisões, pensamentos recorrentes sobre morte ou ideação suicida.
Sofrimento Moral (autoestima baixa)
O Sofrimento Moral, ou sentimento de menos-valia, é um fenômeno marcante e desagradável na trajetória depressiva. Trata-se de um sentimento de autodepreciação, autoacusação, inferioridade, incompetência, pecaminosidade, culpa, rejeição, feiura, fraqueza, fragilidade e mais um sem-número de adjetivos pejorativos. Obviamente o mesmo paciente não precisa sentir toda essa lista para preencher os critérios de diagnóstico.
Inibição Global (perda de energia)
A Inibição Global do organismo é um dos sintomas básicos da Depressão e se manifesta como uma espécie de freio ou lentificação dos processos físicos e psíquicos em sua globalidade, uma lassidão e lerdeza generalizada de todas atividades, uma preguiça e fadiga difíceis de serem explicadas pelos exames médicos. Em graus variáveis, esta inibição geral torna o indivíduo apático, desinteressado, lento, desmotivado, com dificuldade em suportar tarefas elementares do cotidiano e com grande perda na capacidade em tomar iniciativas.
Estreitamento Vivencial (perda de prazer)
Estreitamento Vivencial é a expressão mais adequada para representar a perda progressiva em sentir prazer. O ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer chama-se Anedonia, ou seja, a incapacidade em sentir prazer por todas as coisas. No Estreitamento Vivencial o leque de interesses e de prazeres pelas coisas da vida vai fechando, vai sendo cada vez menor e mais restrito.
Resposta:
Há 40 anos muitos médicos duvidaram da existência de transtornos depressivos em crianças, por que estas eram consideradas como portadoras de “estruturas de personalidades imaturas” e de imaturidade cognitiva tais problemas.
O termo depressão tem sido utilizado de forma genérica e muitas vezes distorcido. Além de a depressão envolver fatores afetivos, apresenta também componentes cognitivos, comportamentais e fisiológicos. Na criança, a literatura sugere também a presença de tais alterações, e o que se percebe é que na infância a depressão normalmente vem associada a outras dificuldades, principalmente, problemas de comportamento e problemas escolares.
A associação entre depressão infantil e rendimento escolar tem sido avaliada por alguns autores. Esses estudos revelam que a incidência de depressão parece aumentar entre as crianças com problemas escolares (Soares, 2003; Wright – Strawderman & Watson, 1992; Stevenson & Romney 1984). A dificuldade da família e dos educadores em reconhecer os sintomas de depressão na
Explicação: