Contabilidade, perguntado por CAROLINEPORTIOLLI, 11 meses atrás

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um relatório advindo da contabilidade que tem como objetivo evidenciar o saldo inicial da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, bem como os ajustes de exercícios anteriores, as reversões de reservas, o lucro líquido do exercício e sua destinação.

SANTOS, T. G. da S. Estrutura das Demonstrações Contábeis. Maringá: Unicesumar, 2018.​

Considerando a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), a seguir, analise as afirmações:

​​I. A DLPA pode ser substituída pela Demonstração do Valor Adicionado, em função da DVA ser mais abrangente.
​II. A DLPA pode ser substituída pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, em função da DMPL ser mais abrangente.
​III. Para a elaboração da DLPA, os dados devem ser extraídos do livro razão, em que constam informações de acordo com as operações escrituradas durante o exercício social.

É correto o que se afirma em:
Alternativas

Alternativa 1:
I, apenas.


Alternativa 2:
II, apenas.


Alternativa 3:
I e II, apenas.


Alternativa 4:
I e III, apenas.


Alternativa 5:
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
32

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) tem como objetivo evidenciar o saldo inicial da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, bem como os ajustes de exercícios anteriores, as reversões de reservas, o lucro líquido do exercício e sua destinação.

A DLPA só pode ser substituída pela  Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) porque é mais completa e abrangente, devido a que ela informa a  movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, assim como também a  formação e utilização de reservas não derivadas do lucro.

Para a elaboração da DLPA, os dados devem ser extraídos do livro razão, consultando as movimentações ocurridas durante o exercicio social, na conta sintética de Lucros e Pejuízos Acumulados, assim como também, na conta de Juros sobre o Capital Próprio a Pagar.

É correto o que se afirma em: 5)  II e III, apenas.

Perguntas interessantes