Filosofia, perguntado por caroline02martins, 7 meses atrás

A democracia ou, em grego antigo, o "governo do povo", pressupõe um regime político no qual a condução dos afazeres da sociedade seja definida pelos cidadãos, agindo diretamente neste processo de tomada de decisões ou por meio de representantes eleitos para tal finalidade. Assim, o estabelecimento de processos eleitorais regulares, de mecanismos de participação popular, de partidos políticos e da observância da vontade majoritária são, certamente, requisitos fundamentais para uma democracia. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - A a democracia não consiste apenas em participações e representações, engloba também aspectos substantivos das condições de vida experimentadas pelo cidadão, com o bem estar humano, preservação de sentimento e segurança, proteção de minorias e capacidade de resoluções de conflitos de uma sociedade. PORQUE II - A criação de direitos e a viabilização de meios efetivos para o exercício destas prerrogativas, também são elementos indispensáveis a uma democracia, exigindo que, em certas situações, o Estado tenha uma conduta de abster-se de interferir na vida cotidiana dos cidadãos, em benefício, por exemplo, de seu direito à propriedade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
34

As assertivas I e II estão corretas e são complementares entre si.

I - A a democracia não consiste apenas em participações e representações, engloba também aspectos substantivos das condições de vida experimentadas pelo cidadão, com o bem estar humano, preservação de sentimento e segurança, proteção de minorias e capacidade de resoluções de conflitos de uma sociedade.

CERTO. Isso ocorre porque a Democracia é vista como um sistema político onde o povo é responsável por escolher diretamente os seus representantes políticos. Desse modo, os cidadãos são dotados de direitos e obrigações (expressos em uma Constituição Federal).

Como exemplos de direitos dados a cada cidadão, podemos citar: a filiação gratuita a um partido político e/ou a um movimento social (que defende certas minorias).

II - A criação de direitos e a viabilização de meios efetivos para o exercício destas prerrogativas, também são elementos indispensáveis a uma democracia, exigindo que, em certas situações, o Estado tenha uma conduta de abster-se de interferir na vida cotidiana dos cidadãos, em benefício, por exemplo, de seu direito à propriedade.

CERTO. Isso significa que o Estado deve fornecer a liberdade necessária para que o cidadão possa viver de forma plena, ou seja, fazer escolhas baseadas no livre arbítrio. Na prática, essa liberdade é conhecida como liberdade negativa (o Estado não regula a vida da pessoa).

Sucesso em sua jornada!

Respondido por izabokaloka
12

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

Perguntas interessantes