Pedagogia, perguntado por Juliapalma80, 1 ano atrás

A democracia encerra uma dimensão claramente educativa e, pelo menos em sentido metafórico, também uma didática própria, baseada no exercício continuado da participação ativa, do diálogo e do debate entre posições distintas ou em conflito. E por isso se compreende quão difícil é democratizar a educação e remover das escolas os principais obstáculos políticos, organizacionais, de governo e de gestão, de relações de poder, de teorias e de objetivos educacionais que as vêm impedindo, há séculos – e mesmo em regimes políticos formalmente democráticos –, de se afirmarem como organizações educativas democráticas. Fonte: Lima, L. C, “Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?” Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018 Neste contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I– Em um ambiente participativo, onde a comunidade escolar e local fazem parte do processo decisório e em que tarefas são delegadas, as pessoas apresentam um sentimento de pertença maior do que na gestão autocrática. PORQUE II– Na gestão autocrática, os indivíduos são ouvidos, suas ideias são consideradas e eles desenvolvem um número maior de atividades A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Escolha uma:

Soluções para a tarefa

Respondido por lindalva29
76

e.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Correto

Respondido por larissamagrani
2

A democracia pressupõe comunicação, voz e poder compartilhado (I está correta e II, incorreta). Por isso, para uma gestão ser democrática, ela precisa ser isonômica e coletiva.

Pode-se dizer que, embora a democracia exista formalmente, isto é, em leis civis, na prática ela precisa ser ratificada e, efetivamente, praticada no seio social, a fim de abranger a todos e, assim, ser plenamente satisfatória.

Em uma gestão escolar, há participação coletiva e voz social por parte dos membros educacionais, bem como da família, da comunidade e dos entes públicos.

É viável a presença coletiva e que a voz social seja plena e cabível a todos, sem distinção ou discriminação.

Um regime autocrático não prioriza a participação coletiva e leva a autoridade às últimas consequências.

Link: brainly.com.br/tarefa/7283164

Anexos:
Perguntas interessantes