Biologia, perguntado por brunorrocha03, 1 ano atrás

qual a relação entre a energia solar e a camada de ozônio?quais são as vantagens e desvantagens da energia solar em relação a camada de ozônio?

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
5
O ozônio é um gás formado a partir do oxigênio existente na alta atmosfera e sua fórmula molecular é O₃ (a fórmula molecular do gás oxigênio é O₂).
Esse gás acumula-se em maior quantidade na estratosfera terrestre (entre 20 e 35 Km de altura) formando uma camada denominada ozonosfera e 
consegue absorver cerca de 99% da radiação ultravioleta (U.V.) emitida pelo Sol.
Este tipo de radiação possui baixos comprimentos de onda e alta quantidade de energia, tendo grande poder de penetração nas células e nos tecidos celulares superficiais dos seres vivos em geral. Dessa forma, pode atingir o material genético das células (DNA) provocando alterações muitas vezes danosas nesse material (algumas dessas alterações podem levar à formação de tumores de pele, por exemplo, dai a importância do uso de protetores ou bloqueadores solares ao se expor ao sol).
A quantidade de gás ozônio na ozonosfera é constante, porém, determinadas atividades humanas, já há mais de um século, têm lançado poluentes na atmosfera, muitos dos quais impedem ou dificultam a formação do ozônio. Com isso, certas áreas da troposfera têm apresentado concentrações menores do gás deixando o planeta mais desprotegido.
Um dos "vilões" são os clorofluorcarbonetos (CFCs) muito usados como propelentes em aerossóis (tubos de sprays), em motores de refrigeradores (geladeiras, condicionadores de ar), como agente expansor de plásticos e em solventes para limpar circuitos eletrônicos. Numa das reações, os CFCs atingem a troposfera e a radiação solar decompõe suas moléculas liberando cloro; esses átomos de cloro reagem com o ozônio, diminuindo sua concentração..
Essa situação é pior sobre a Antártida devido à condições climáticas e geográficas desse continente.
Além de contribuir para a incidência maior de cânceres de pele, a diminuição da camada de ozônio também intensifica o aquecimento global (aumento das temperaturas médias globais que podem levar ao descongelamento de geleiras com aumento do nível dos oceanos).
A esperança é que desde o ano 2000, o uso dos CFCs vêm diminuindo e muitos países têm se comprometido com as questões ambientais.

Espero ter ajudado.   

Perguntas interessantes