A definição de melanose em pele vem da junção de vários fatores relacionados, como a formação da melanina, a hemoglobina dos vasos e os carotenoídes da epiderme, mais precisamente do estrato córneo. Essa somatória dos pigmentos na melanose apresenta uma coloração heterogênea, irregular, ou seja, intercalando áreas com tonalidades normais com áreas hiperpigmentadas Na camada basal ou germinativa da epiderme encontra-se o melanócito, célula responsável pela produção de melanina, que é o pigmento que irá absorver a energia vinda dos raios solares e das luzes artificiais, evitando danos a outras células. Contudo, a ação de absorção varia de acordo com a cor da melanina produzida pela célula, ou seja, quanto mais escura for, mais função de absorção terá. SANTOS, Lilian Lucy. Estética facial. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021. Sobre a pigmentação da pele e as hiperpigmentações, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Todos os tratamentos voltados para as hipermelanoses têm como objetivo principal gerar uma agressão com consequente processo inflamatório cutâneo e reparação tecidual. Alternativa 2: O pigmento eumelanina tem maior facilidade de permeação da radiação ultravioleta e das luzes visíveis, promovendo a formação dos radicais livres e causando danos ao DNA celular, com isso acelera o fotoenvelhecimento e promove toxicidade. Alternativa 3: A feomelanina é um pigmento denominado marrom a preta, sendo um polímero alcalino e insolúvel, enquanto a eumelanina é um pigmento amarelo a vermelho, sendo alcalino e solúvel. Alternativa 4: A melanina é dividida em duas formas diferentes: a eumelanina e feomelanina, determinando as diferenças raciais, apresentando tonalidades desiguais nas peles humanas, devido à quantidade de síntese de melanina que acontece a nível de melanossomas nos melanócitos e seus subtipos. Alternativa 5: A reação bioquímica conhecida como melanogênese é um processo complexo que ocorre nos seres humanos, nas camadas mais superficiais da epiderme, entre as camadas granulosa e
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 4: A melanina é dividida em duas formas diferentes: a eumelanina e feomelanina, determinando as diferenças raciais, apresentando tonalidades desiguais nas peles humanas, devido à quantidade de síntese de melanina que acontece a nível de melanossomas nos melanócitos e seus subtipos.
Explicação: Páginas 106 e 107, Livro Estética Facial. Unicesumar.
A alternativa 4 está correta. Os tipos de melanina são a eumelanina, de coloração preta-marrom, e a feomelanina, de coloração vermelho-amarelo.
Melanócitos
Células de citoplasma globosos produtoras de melanina com prolongamentos que penetram nas células das camadas basal e espinhosa da epiderme e transferem os grânulos de melanina para as células dessas camadas.
Melanina
Pigmento marrom-escuro produzido e armazenado na epiderme pelos melanócitos que protege o nosso corpo dos raios ultravioleta e dá pigmentação a pele.
A pigmentação da pele é regulada por fatores que modulam o tipo e a distribuição de melanina na pele, olhos e pelos. Esses fatores são:
- Genéticos;
- Ambientais;
- Endócrinos.
Tipos de melanina
- Eumelanina: molécula de alto peso molecular, coloração variável entre o marrom e o preto e capaz de dispersar a luz ultravioleta.
- Feomelanina: tem uma coloração variável entre o vermelho e o amarelo.
Síntese de melanina
- Conversão da tirosina em 3,4-di-hidroxifenilalanina pela enzima tirosinase nos melanossomos.
- Produção de dopaquinona pela tirosinase.
- Transformações que convertem dopaquinona em melanina.
- O melanossomo repleto de melanina perde sua atividade tirosinásica e passa a se chamar grânulo de melanina.
- Migração dos grânulos de melanina pelos prolongamentos dos melanócitos até os queratinócitos.
- Armazenamento dos grânulos de melanina nos queratinócitos
Leia mais sobre a melatonina: https://brainly.com.br/tarefa/2897609
#SPJ2