A deficiência do sono do indivíduo altera quais aspectos vitais do organismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Aumenta risco doenças cardiovasculares
Adolescentes que dormem pouco tem 30% mais risco de desenvolver problemas no coração e diabetes no futuro. Essa foi a conclusão da pesquisadora Heidi IglayReger, do Centro Metabolismo e Obesidade da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
2. Engorda
Pessoas que não dormem o número de horas suficiente para se sentirem descansados têm maior tendência a consumir mais alimentos e, com isso, ganham mais peso. Um estudo feito na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, percebeu o risco em quem dormia menos de oito horas diárias, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
3. Causa degeneração no cérebro
Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisaram amostras de sangue de 15 homens jovens e sadios e, em seguida, dividiu os sujeitos em dois grupos: um passou a dormir oito horas todos os dias e outros descansaram por menos tempo. E foi nesse segundo grupo que os cientistas encontraram diferenças nas amostras. Eles constataram um aumento de 20% em duas toxinas que causam lesões cerebrais.
4. Prejudica o intestino
Diarreia com muita frequência durante o dia, fortes cólicas, perda de apetite e de peso, febre e pus nas fezes são sintomas de uma doença conhecida como colite ulcerativa. Entre os fatores que aumentam os riscos de desenvolver a doença está a falta de sono,
5. Faz com que as pessoas tomem más decisões
Quem dorme pouco à noite pode não fazer as melhores escolhas durante o dia. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pela Washington State University e publicada na revista científica Sleep. Os cientistas analisaram 26 pessoas com idades entre 22 e 40 anos.