Direito, perguntado por leonciodaniele, 10 meses atrás

A defesa do Estado tem lugar em situações de anormalidade institucional, circunstâncias de crise que a própria Constituição Federal permite que o Estado acolha medidas de repressão. Para isso, o sistema constitucional baseia-se nos princípios da necessidade e temporariedade. No caso de surgir a situação de crise, dois instrumentos poderão ser acionados: o Estado de Defesa e o Estado de Sítio.



Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:



I. O Estado de Defesa é mais oneroso e severo que o Estado de Sítio.

II. O Estado de Defesa será instaurado por iniciativa exclusiva do Presidente da República, após a oitiva dos Conselhos da República e da Defesa Nacional.

III. O Estado de Sítio é decretado nas hipóteses de comoção grave de repercussão nacional, ineficácia do Estado de Defesa, declaração de estado de guerra ou resposta a agressão estrangeira armada.

IV. Na declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira o Estado de Sítio poderá ser decretado por 30 dias, prorrogável uma única vez por igual período.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.

b.
I, III e IV, apenas.

c.
II, III e IV, apenas.

d.
I, II e IV, apenas.

e.
II e III, apenas. ----->>> CORRETO (AVA)

Soluções para a tarefa

Respondido por andrevda
33

Resposta:

II E III APENAS.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA.

Respondido por DaySun
1

O Estado de Defesa será decretado pelo Presidente da República, após a oitiva dos Conselhos da República e da Defesa Nacional. O Estado de Sítio ocorre nas hipóteses de comoção grave de repercussão nacional, ineficácia do Estado de Defesa, declaração de estado de guerra ou resposta a agressão estrangeira armada. (Alternativa E)

Para compreendermos melhor, importante aprendermos um pouco mais sobre Estado de Defesa e Estado de Sítio.

Estado de Defesa e Estado de Sítio:

O Estado de defesa está disciplinado no artigo 136 da Constituição Federal de 1988. Compreende um Instrumento pelo qual o presidente da República pode utilizar, após ouvir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, para preservar ou restabelecer a ordem pública ou a paz social que estariam sendo ameaçadas por instabilidade institucional ou por calamidades de grandes proporções na natureza. O decreto que institui o Estado de defesa deve estabelecer os seguintes parâmetros:

  • Duração do decreto.
  • As áreas determinadas que serão abrangidas pelo decreto.
  • As possíveis medidas coercitivas.

Estado de sítio é o instrumento usado pelo Presidente da República, em nome da defesa da ordem pública, que possibilita a suspensão temporária dos direitos e as garantias individuais e dos Poderes Legislativo e Judiciário, que passam a ficar subordinados ao Poder Executivo. O Estado de Sítio para ser decretado necessita do parecer (não vinculativo) do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional, e necessita também da autorização do Congresso Nacional para efetivação do decreto.

Saiba mais sobre Estado de Defesa em: https://brainly.com.br/tarefa/44372547

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes