Direito, perguntado por ginasantos95, 8 meses atrás

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, fruto da Revolução Francesa, e sob influência dos direitos naturais, determinava no seu artigo 1º que “os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum”. Quase duzentos anos depois, a Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948) estabelecia, em seu artigo 1º, que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. Ambos os textos estabelecem a igualdade como um direito inerente ao ser humano. Considerando os contextos históricos de cada uma das Declarações, assinale a assertiva correta sobre o conteúdo da igualdade inseridos nesses documentos:


A
A igualdade estabelecida pelo ideal liberal clássico é a igualdade formal, que não compreende em seu conteúdo a isonomia. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, por sua vez, escrita após o reconhecimento dos direitos sociais, visava a materialidade da igualdade, considerando a ideia de isonomia.

B.
O conteúdo da igualdade estabelecida nos dois documentos é a mesma, já que ambos dizem que todos nascem livres e iguais.

C.
É possível afirmar que a igualdade estabelecida pelos ideais revolucionários franceses em 1789, é mais ampla que o documento de 1948.

D.
O documento estabelecido pela ONU, em 1948, não está preocupado com o conteúdo da igualdade como um direito humano, mas com a universalidade desses direitos.

E.
Para os teóricos dos direitos humanos, a discussão quanto ao conteúdo desses direitos é irrelevante. O ponto de convergência a ser discutido deve ser a efetividade da igualdade.

Soluções para a tarefa

Respondido por tiagoffojanu
5

Resposta:

d

Explicação:

Respondido por pemavial
0

Resposta:

*LETRA ( D )

Explicação:

FIZ ESSA PROVA COLOQUEI ESSA RESPOSTA E ACERTEI

Perguntas interessantes