Direito, perguntado por anapaulasrodrioz4mcz, 11 meses atrás

“A declaração de direitos sociais nas diversas Constituições se fortaleceu a partir do século XX. Com o fim da 1ª Grande Guerra Mundial, nasce um novo modelo de Estado, resultante de uma transformação superestrutural do Estado Liberal, o qual se mostrou incapaz de atender às demandas sociais do século anterior. O estado social buscava superar o antagonismo existente entre a igualdade política e a desigualdade social, por meio da consagração de direitos sociais, econômicos e culturais (direitos fundamentais de 2ª dimensão), voltados à redução das desigualdades existentes (NOVELINO, Marcelo; CUNHA JR., Dirley. Pág. 169, 2015).” No desenvolvimento histórico do desejo humano de ter uma existência digna, a reflexão sempre esteve pautada na minimização dos riscos sociais causados pelas adversidades da vida, o que indica a Previdência como resultado de um processo de evolução onde se inserem a díade: Sociedade e Estado. Nesse contexto, cite e explique as fases dessa evolução histórica, traçando um paralelo do assistencialismo com os dias atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por copyspider007
2
O assistencialismo está na 1ª fase desta evolução já que se fundamenta na caridade. No princípio tinha aspecto meramente familiar e mais a frente na história junta-se ao voluntariado. Atualmente, esse auxílio voluntário se sobrepôs a proteção familiar através do Estado.
Já na segunda fase os grupos transformavam os valores em cotas para resguardar as pessoas de adversidades.
Na terceira fase dessa evolução chama-se a atenção para a diminuição das desigualdades sociais através da Intervenção do Estado e na assistência aos menos favorecidos, criando assim o sistema securitário do Estado.
Perguntas interessantes