História, perguntado por NatháliaSueira, 1 ano atrás

A) de que forma o autor do texto caracteriza o movimento de 1789?B) que distinção ele faz entre os inconfidentes quanto aos seus objetivos? C) para o autor do texto o que explica a perda de entusiasmopor parte dos conjurada a partir de março de 1789? D) com base no que vc estudou qual era o outro ponto de divergência entre os inconfidentes? E) em dupla debatam reflita e opinem qual era o principal motivação dos conjurados os idéias de reforma inspirado no iluminismo ou a suspensão da derramo ? justifiquem

Soluções para a tarefa

Respondido por victoriademelo10
147
a) o historiador caracteriza o movimento como se ele fosse uno (...), integro em seus propositos (...) e estrategias (...).

b) (...) um dos temas centrais de dissenso entre os inconfidentes era precisamente o fato de que, em quanto alguns eram mesmo movidos por elevados aspirações politicas reformadas, para outros, (...) os objetivos da inconfidência era apenas a suspensão da derrama, efetivamente obtida em 14 de março de 1789.

c) a partir dessa premissa é possível entender e explicar o arefericimento dos ânimos e relativo enfraquecimento do elevante antes mesmo da repressão que se abateu sobre os revoltosos (...) apartir de maio de 1789.

d) havia divergência entre os conspiradores também o sistema politico a ser adotado. A maioria era a favor da forma republicana, mas outros, como o Cônego Luis Vieira da Silva, defendiam a adoção de uma monarquia com poderes limitados.A forma republicana foi a vendedora no voto da maioria.

e) o que foi = a conjuração mineira, também conhecida como inconfidência mineira, foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em minas gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era liberar o brasil do domínio português. O lema da conjuração mineira era "liberdade ainda que tardia".
      Principais integrantes da conjuração mineira (inconfidentes): 
- Tiradentes ( Joaquim José da Silva Xavier) - alfaiares, minerador e tropeiro;
- Claudio Manuel da Costa - poeta;
- Inácio José de Alvarenga Peixoto - advogado;
- Tomás Antônio Gonzaga - poeta;
- Francisco de Paula Freire de Andrade - coronel;
- Carlos Correia - padre;
- Oliveira Rolino - padre;
- Francisco Antônio de Oliveira Lopes - coronel.
     Principais causas:
- Exploração politica e econômica exercida por Portugal sobre a sua principal colônia, o brasil;
- Derrama: caso uma região na conseguisse pagar 1500 quilos de ouro para Portugal, soldados entravam nas casas das pessoas para levar bens até completar o valor devido;
- A proibição da instalação de manufaturas no brasil.
        Objetivos principais:
- Obter a independência do brasil em relação a Portugal;
- Implantar uma republica no brasil;
- Liberar e favorecer a implantação de manufaturas no brasil;
- Criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica.
     A questão da escravidão: Não havia concenso  com relação á libertação dos escravos.Alguns inconfidentes, entre eles Tiradentes, eram favoráveis á abolição da escravidão, enquanto outros eram contavíos e queriam a independência sem transformações sociais de grande impacto.
    O fim da conjuração mineira: O movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis ao governador da província, em troca do perdão de suas dividas com o governo.Os inconfidentes foram presos e condenados. Enquanto Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, os outros foram exilados na africa. 
Respondido por welisoncastro2000
14

Respostas na imagem anexada abaixo:

Anexos:
Perguntas interessantes