História, perguntado por duceu01, 1 ano atrás

“A crítica contida no trabalho de [Florestan] Fernandes está na tendência a se salientar a inaptidão dos negros para o trabalho assalariado como uma das causas da desigualdade, argumentando-se que eles eram inaptos para desenvolver o exigido”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente como se apresenta o racismo no mercado de trabalho capitalista. A Era compatível com o sistema constitucional e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo. B Priorizava as relações de racismo para o sistema capitalista em razão da igualdade social. C Era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo. D Era incompatível com o sistema socialista e, portanto, com o desenvolvimento do comunismo. E Priorizava a consistência do sistema capitalista e, portanto, promovia a expansão do capitalismo.


nlira15: Segundo o autor que salientava a inaptidão dos negros para o trabalho assalariado como a causa da desigualdade, para Fernandes o racismo era incompatível com o sistema capitalista e que a partir do desenvolvimento do mesmo ele deveria ser extinto pois os brancos não se manteriam privilegiados por muito tempo. Pq. 59 texto base parágrafo 4.

Soluções para a tarefa

Respondido por alic321
10

Resposta:

C

Explicação:

C Era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.

Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que, para  esse pesquisador, o racismo era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo ele deveria ser extinto, [...]. (texto-base, p. 59)

Respondido por ferretti
16

O racismo no mercado de trabalho é um dos problemas sociais que ainda devemos enfrentar com bastante vigor.

A Era compatível com o sistema constitucional e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.

Falso. O racismo, dado o contexto em que se desenvolveu o capitalismo, abre espaço para que haja desigualdade racial mesmo no processo econômico que se pretende livre.

B Priorizava as relações de racismo para o sistema capitalista em razão da igualdade social.

Falso. A igualdade social não é promovida pela priorização das relações de racismo no sistema cpaitalista.

C Era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.

Correto. O racismo foi, durante muito tempo, a base para o desenvolvimento dos primórdios do capitalismo com a escravidão, por exemplo. O pesquisador em questão, no entanto, entende que o abandono gradual do racismo deve-se à incompatibilidade deste com o modelo capitalista.

D Era incompatível com o sistema socialista e, portanto, com o desenvolvimento do comunismo.

Falso. O racismo pode ser visto no capitalismo e no socialismo.

E Priorizava a consistência do sistema capitalista e, portanto, promovia a expansão do capitalismo.

Falso. O sistema capitalista não precisa do racismo para ser consistente. A superação do racismo é algo positivo para o desenvolvimento econômico.

Perguntas interessantes