A crítica à produção poética de josé de anchieta, presente no fragmento, centra-se no fato de ser essa literatura, segundo o autor do texto, instrumento do processo de colonização portuguesa. A tese apresentada respalda-se no argumento de que a obra de anchieta a) privilegia a visão maniqueísta e a estrutura dramática medieval. B) propaga os valores cristãos e a visão de mundo eurocêntrica. C) revela a dominância do europeu e a marginalização do indígena. D) tematiza questões brasileiras e as recorrentes distinções culturais. E) traduz a consciência medieval e as formas tradicionais literárias
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerta do tema Argumentação, podemos afirmar que a alternativa correta está na letra B, ou seja, a tese apresentada se apoia no argumento de que a obra propaga os valores cristãos e a visão de mundo eurocêntrica.
Sobre argumentação
A argumentação se caracteriza como o recurso teórico utilizado pelo autor, com a finalidade de persuadir o leitor sobre o assunto abordado, ou seja, visa convencê-lo de que a sua opinião é correta, verdadeira e aceitável.
A obra do padre Anchieta, por meio do argumento, propaga os valores cristãos e a visão de mundo eurocêntrica. Nela, o autor indica que a poesia em questão não faz nascer a literatura brasileira. Afirma que se trata de literatura europeia, que o Brasil ainda vivia o período colonial e, portanto, a poesia estava ligada aos interesses da metrópole, e não do Brasil.
Saiba mais sobre argumentos em brainly.com.br/tarefa/9274236
#SPJ4