A crise econômica global de 2008, decorrente sobretudo de sérios problemas no sistema financeiro dos Estados Unidos da América, teve um impacto imediato sobre a economia brasileira. Descreva e explique esse impacto no que diz respeito ao comportamento
a) da taxa de câmbio R$/US$
b) das cotações das ações na bolsa de valores de São Paulo
c) da demanda agregada por bens e serviços no Brasil
Soluções para a tarefa
Como o Brasil foi afetado pela crise bancária estadunidense, em 2008.
a) Taxa de câmbio: com os bancos possuindo menos dinheiro, os empréstimos e o dinheiro disponível nos EUA ficaram limitados. Assim, com o dólar alto, o Brasil, por um lado, ficou mais competitivo para receber investimentos americanos, por outro, teve sérios problemas ao tentar conter a inflação que se espalhou por sua sociedade.
b) cotações BOVESPA: Com menos dinheiro na bolsa de valores, as empresas tiveram que buscar outros modos de financiamento, o que era difícil à época, dada a situação em que muitos bancos se encontravam. Além disso, os investidores da bolsa, além de acumularem prejuízos, ainda não dispunham mais de tanto capital para nela investir.
c) Demanda por bens e serviços: os bens e serviços brasileiros, índices geradores do PIB, também foram diminuídos. É importante que, embora a crise de 2008 dos bancos estadunidenses não tenha interferido diretamente, em nível profundo, na economia brasileira, os efeitos indiretos a empresas e indústrias que operavam em ambos países fez com que os nossos índices baixassem. Nesta época, o próprio Banco Central do Brasil implantou uma política de aumento dos juros, que também contribuiu para a depreciação do PIB.