A crise do sistema colonial foi influenciada pelas ideias da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa. Nesse contexto, houve rebeliões planejadas pelas elites proprietárias de terras e pelas camadas populares no Brasil do final do século XVIII. A historiografia tradicional e a memória oficial dão ênfase à Inconfidência Mineira, movimento abortado, de caráter elitista, que não questionava a desigualdade social no Brasil Colônia. Já a história social, corrente historiográfica que enfatiza os movimentos sociais e discute os conflitos entre os diferentes projetos dos grupos sociais na formação da sociedade brasileira, dá maior ênfase à ________, um movimento que, em 1798, foi planejado por intelectuais, padres, soldados, alfaiates, mulatos e negros que pregavam o fim da escravidão, da carestia e dos privilégios do sistema colonial, tendo entre seus líderes Agostinho Gomes e Cipriano Barata.
a) Guerra dos Mascates
b) Rebelião de Felipe dos Santos
c) Revolta dos Cabanos
d) Conjuração Baiana
e) Revolta de Beckman
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
A alternativa correta é a letra B) Conjuração Baiana
Ela ocorreu em 1798, conforme está dizendo no texto.
Se trata da Conjuração Baiana, movimento que também é conhecido como Conjuração ou Revolta dos Alfaiates, que contou com ampla participação popular e foi historicamente mais relevante que a hoje mais lembrada Conjuração Mineira. Alternativa D.
Em que contexto se deu a Conjuração Baiana?
Ocorreu em um período de crise da colonização européia nas Américas, tendo ocorrido duas décadas depois da Revolução Americana e poucos anos depois da Independência do Haiti. Apesar de ter sido esmagada pela reação portuguesa, a Conjuração Baiana marcou a insatisfação das classes populares com o governo colonial.
Mais sobre a Conjuração Baiana em:
https://brainly.com.br/tarefa/31019399
#SPJ3