Psicologia, perguntado por renansantana0123, 5 meses atrás

importância de procura ajudar as pessoas de forma geral​

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizxxx98
0

Resposta:

Estamos vivenciando momentos difíceis de desemprego, de muita agressividade, crimes, violências, ansiedade digital, falta de amor, de sensibilidade, de generosidade.

As pessoas passam por nós e sorriem para maquiar seus caos cotidiano, seu sofrimento psíquico, o terror da dor da alma. logo, permanecem quietas, caladas sem se manifestarem por medo da reação das pessoas, com receio de que possam enfrentar várias possibilidades de entendimentos desses atos cometidos por homens e mulheres..

Apesar de ser um tema polêmico e que as pessoas preferem silenciar diante do que se diz, matar a si mesmo, em palavras mais objetivas: suicidar-se.

Essa palavra assusta a muitos que preferem mudar de assunto ou não falar para não trazer incômodo ou motivar tal ato, porém é uma realidade que está bem diante de nós a cada dia .

Índices da Organização Mundial de Saúde

Segundo a estatística dada pela Organização Mundial de Saúde as tentativas de suicídio aumentaram em 60% entre homens e mulheres, sendo os homens a proporção maior.

Tornou-se uma extrema preocupação entre familiares e profissionais da saúde mental, questão séria de saúde pública e que é um problema mundial.

Não é “frescura”, “falta de Deus”, “preguiça” ou “necessidade de chamar a atenção

Precisamos prestar atenção no que as pessoas dizem e fazem com cautela e ajudar a compreenderem que não estão sozinhos e que há solução sim para os conflitos e questões da vida, por exemplo:

Problemas de doenças,

Desemprego,

Perdas e luto,

Doenças,

Dificuldade de lidar com as pessoas ,

Problemas amorosos,

Dívidas,

Esquizofrenia,

Uso de drogas e substâncias tóxicas,

Etc.

NÃO É FRESCURA, NÃO É FALTA DEUS, NÃO É PREGUIÇA E MUITO MENOS NÃO É PARA CHAMAR A ATENÇÃO.

Quando a pessoa tem idéias de morte e de querer desaparecer, ela está querendo dizer que quer se livrar da dor que está sentindo e do que está passando, ela na verdade não quer morrer, ela quer que a dor morra e que ela possa viver e não continuar sofrendo assim.

Observe os possíveis sinais

Procure observar as pessoas, filhos e amigos quando estão muito quietos, muito isolados, não têm vontade para fazer as coisas ou ficar muito só no celular, muitos preferem ficar em casa ao invés de estar no convívio social.

Chegue perto da pessoa que fala ou tenta fazer algo para se machucar ou matar, ajude, pare para ouvi-la e estar presente nesse momento de forma positiva. Essas pessoas precisam de sua compreensão e não de seu julgamento.

Não diga coisas que vão deixar a pessoa mais deprimida ainda. Diga que você está ali para ouvi-la, para acolhê-la e abraçá-la, para que ela se sinta amada, que as pessoas se importam sim com ela.

Ajudá-la para que ela comece a compreender que pode passar por essas situações como muitos, e que com apoio dos seus amigos e familiares esse momento vai ser superado e vencido.

Perguntas interessantes