A Crise do seringalismo;
Soluções para a tarefa
A utilização da borracha foi desenvolvida em função das diversas descobertas científicas promovidas durante o século XIX. Inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galochas. Anos mais tarde, os estudos desenvolvidos pelo cientista Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização através do qual a resistência e a elasticidade da borracha foram sensivelmente aprimoradas.
A vulcanização possibilitou a ampliação dos usos da borracha, que logo seria utilizada como matéria-prima na produção de correias, mangueiras e sapatos. A região amazônica, uma das maiores produtoras de látex, aproveitou do aumento transformando-se no maior pólo de extração e exportação de látex do mundo. No curto período de três décadas, entre 1830 e 1860, a exportação do látex amazônico foi de 156 para 2673 toneladas.
Com a crise do preço da borracha, a partir de 1912, grandes transformações ocorreram nos seringais da Amazônia ocidental. A sobrevivência dos seringueiros que lá permaneceram foi garantida pela diversifica ao das atividades, que só foi possível com a incorpora ao de mulheres ao grupo e a forma ao de grupos familiares que passaram a centralizar a produção. Procuramos, assim, problematizar a construção histórica da sustentabilidade nas florestas do Alto Juruá da perspectiva das relações de gênero.
ESPERO TER AJUDADO :)