A crise do mundo romano e a transição para a idade média
Soluções para a tarefa
A crise do mundo romano e a transição para a idade média veio através da escassez da mão de obra escrava, após o império estabilizar as fronteiras, o que enfraqueceu o sistema econômico romano, visto que sua economia era baseada na mão de obra escrava. O que acelerou o processo foram as invasões germânicas, que deu início ao processo de êxodo urbano. Portanto, a alternativa correta é a letra B).
Fim do Mundo Romano
A queda do mundo romano para a transição da Idade Média deve-se principalmente pela redução da mão de obra escrava em Roma e pelas invasões germânicas.
Com o estabelecimento das fronteiras romanas, o abastecimento de escravos cessou, o que resultou na crise econômica, pois a base da economia romana era a mão de obra escrava.
Juntamente com essa crise econômica, aconteceram as invasões germânicas, que resultou a fuga das cidades para o campo, onde os plebeus passaram a se refugiar em campos de grandes latifundiários, retribuindo a proteção e moradia pela produção, impulsionando o sistema conhecido como colonato.
Resto das Alternativas
a) foram decorrentes do fortalecimento do cristianismo, que, a partir do século III, tornou-se a religião oficial do Império Romano.
b) tiveram, entre suas características, a diminuição do ingresso de mão de obra escrava e o processo de ruralização social.
c) foram marcadas pelas catástrofes naturais e pelas epidemias de peste e lepra que estimularam o deslocamento para as cidades.
d) levaram ao fortalecimento das instituições públicas romanas e ao desenvolvimento das atividades mercantis no Mediterrâneo.
e) foram particularmente catastróficas na parte oriental do mundo romano, pela proximidade geográfica com os povos germânicos.
Saiba mais sobre "Fim do Mundo Romano" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49429838
#SPJ4