1-Quais são as faculdades do intelecto, segundo a tradição filosófica?
2- Você já mudou o seu modo de agir ou deixou de fazer alguma coisa depois de refletir?
3 - Pensar sobre o nosso pensamento, valores e ações é um exercício importante para o desenvolvimento do pensamento autônomo e questionador? por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As faculdades do intelecto segundo a tradição filosófica são: razão, percepção, juízo, imaginação e memória.
A razão é o pensamento lógico. O que julgamos, percebemos, lembramos e imaginamos, obedecem as regras da lógica. É como pensamos, é viver conscientemente, sem apelo emotivo para nossas decisões.
Percepção são as sensações que permitem conhecer o mundo. Percebemos sons, compreendemos ritmos, movimentos, sentimentos, etc.. É como percebemos a realidade pelos sentidos: visão, audição, tato, gosto.
Juízo é a atividade intelectual da escolha, avaliação e decisão. É o que nos faz decidir e fazer julgamentos avaliativos. É o que nos faz decidir entre ir ou não à uma festa.
Imaginação permite a criação de pensamentos que nos levam além do mundo que existe. Permite então, compararmos e julgarmos a realidade, possibilitando novas propostas. É quando imaginamos um mundo sem preconceitos e exclusões.
Explicação:
2) Sim, claro. O tempo e a reflexão nós fazem ponderar as situações de várias formas e assim invariavelmente nossos comportamentos são estimulados ou desencorajado.
3)Sim. Isso nos faz raciocinar de diferentes maneiras e nos ajuda a enxergar o que o cenário pelo qual aquilo inicialmente foi proposto com pontos de melhoria ainda não explorados. O pensamento não é destrutivo pelo menos no seu teor mais puro, ele é o que nos faz adaptar uma ideia a realidade aonde vivemos, para que deixe de ser um conceito e passe a ser prática de vivência.