A “crise do Estado” ocorrida no Brasil se tornou clara a partir da segunda metade da década de 1980, e foi diagnosticada por Bresser Pereira com três componentes principais: a) fiscal, que diz respeito ao desequilíbrio das finanças públicas; b) o modo como o estado intervém na economia; e c) a forma como o Estado é administrado. (QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo I).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, pode-se dizer que o terceiro componente diagnosticado por Bresser Pereira, qual seja, a forma como o Estado é administrado, é o mais importante dentre os três componentes da crise do modelo de Estado.
Analise se em relação a este terceiro componente (forma como o Estado é Administrado) as proposições a seguir são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) encontra-se capturado por interesses privados.
( ) a burocracia apresenta baixa ou nenhuma qualificação.
( ) há clientelismo, fisiologismo, nepotismo.
( ) a governança e governabilidade em evolução.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V, F, V, V
B F, F, V, V
C V, V, F, V
D V, V, V, F
E F, V, F, V
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Abaixo, segue o julgamento de cada uma das proposições apresentadas.
( ) encontra-se capturado por interesses privados.
CORRETO. Na realidade, é o que vimos. Os partidos políticos, muitas das vezes, preservam os seus próprios interesses econômicos (práticas de corrupção, superfaturamento de obras).
( ) a burocracia apresenta baixa ou nenhuma qualificação.
CORRETO. No Brasil, o que existe é um excesso de burocracia. Este excesso faz com que a máquina pública não ande de forma ágil.
( ) há clientelismo, fisiologismo, nepotismo.
CORRETO. Principalmente nas cidades do interior do país, em que grupos ou conchavos dominam as prefeituras.
( ) a governança e governabilidade em evolução.
ERRADO. A partir da década de 1990, o Brasil adotou ao que conhecemos como Administração Pública Gerencial.
Gabarito:
"D) V, V, V, F".
Cuide-se bem!
Resposta: LETRA "D"
Explicação: Consta em bibliografia da disciplina quadro explicativo sobre “a crise no modelo de Estado e seus componentes”, o qual identifica o componente da crise relativo a forma como é administrado o Estado da seguinte maneira: efeitos característicos (encontra-se capturado por interesses privados, burocracia com baixa ou nenhuma qualificação); disfunções produzidas (clientelismo, fisiologismo, nepotismo, empreguismo elevado, rente-seeking, governança e governabilidade precários).
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 33 a 35.