A crise de 1929 foi um evento marcante no século XX, pois, a partir dela, ficaram claros os limites do modelo capitalista, ainda inspirado, na dimensão política, pelas idéias liberais. A solução da crise nos Estados Unidos veio por meio de ações como: (A) o New Deal, que sugeria uma política mais contundente do Estado na área econômica, com grandes obras públicas capazes de mobilizar grandes contingentes de desempregados para o trabalho e para o mercado. (B) o Big Stick, que defendia uma política de alargamento dos mercados americanos na América Latina, com o objetivo de aumentar a oferta interna de postos de trabalho e de negócios. (C) o Funding Loan, que envolvia a renovação dos mecanismos de aplicação na bolsa de valores, condicionando os lucros ao processo de aplicação em ações de empresas da construção civil e de tecnologia. (D) a Aliança para o Progresso, que propunha a criação de um banco internacional capaz de reestruturar as finanças mundiais e fornecer os capitais necessários para o incremento de grandes obras públicas. (E) a ALCA, que reunia os países do continente americano do norte com o intuito de diminuir o impacto da crise econômica, por meio de uma política de reserva de mercado e de postos de trabalho.
#UFF
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
Pois o New Deal visava aumentar o poder aquisitivo da população gerando novos empregos e fazendo com que a economia girasse dentre outras medidas tomadas.
É correta a alternativa A, tendo sido o New Deal, que foi promovido for Franklin Roosevelt, o presidente por mais vezes eleito para o cargo na história dos Estados Unidos, baseado nas ideias econômicas de Keynes.
Keynes, que era um teórico do capitalismo e crítico do modelo da economia planejada, defendia a tese de que cabia ao Estado, em uma sociedade capitalista, garantir uma série de indicadores sociais básicos, como o emprego e uma renda mínima, de modo que pudesse usar das suas forças para garantir que a economia permanecesse saudável, defendendo um tipo de intervenção do Estado na economia.