História, perguntado por marilovecat5820, 10 meses atrás

A crise de 1929 afetou a economia mundial e teve repercussões diretas na economia brasileira, permitindo alternativas econômicas, que fortaleceram políticas industriais, e renovação de hábitos e valores de nossa cultura, que fizeram com que o Brasil se envolvesse com o modernismo. Numa das opções abaixo, encontramos a associação direta entre a alternativa econômica e o movimento que anuncia a renovação brasileira. Assinale-a. (A) Agrarismo realizado com a reforma da Lei de Terras e das alianças oligárquicas entre São Paulo e Minas Gerais e Revolução de 1922. (B) Protecionismo industrial com as Tarifas Alves Branco e Revolução de 1932. (C) Política tarifária protecionista com o Encilhamento e Revolta da Chibata, de 1910. (D) Política de valorização do café, com o Convênio de Taubaté, e Revolução de 1920. (E) Industrialização por substituição de importações e Revolução de 1930.

#UFF

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa E, já que, com a Crise de 1929, houve a queda na demanda internacional pelo café, o que afetou seriamente as exportações brasileiras (que dependiam majoritariamente da venda do produto) e o equilíbrio do poder político das oligarquias cafeeiras no Brasil.

Com a Revolução de 1930, que teve como figura principal Getúlio Vargas, mas que teve apoio de outras oligarquias nacionais, que não mais estavam alinhadas com a política das oligarquias de São Paulo, de setores das forças militares e de setores populares, buscou modificar isto por meio de um projeto de rápida industrialização.

Perguntas interessantes