Geografia, perguntado por RaquelXD, 1 ano atrás

A crise da união soviética apresentava causas socioeconômicas da população. Dentre essas causas podemos destacar:

Soluções para a tarefa

Respondido por LBR22
1
Vamos lá

Havia muita falta de recursos "básicos" para os padrões ocidentais, pois com o massiso investimento Soviético na indústria bélica, não sobrava espaço suficiente no pátio industrial para atender toda a demanda do mercado civil ( lembre-se que a URSS era um país imenso em dimensões geográficas) , desde modo, havia falta de, por exemplo fugoes elétricos, televisores, carros, maquina de lavar, e ate mesmo brinquedos ... para o consumo civil.

Muitas vezes não havia uma grande variedade nos mercados em relação a comida, a dieta do povo Soviético era muito limitada quando comparada ao Ocidente, e muitas vezes as pessoas simplesmente fugiam com suas famílias da zona de influência soviética para o Oeste, muito por conta da qualidade de vida, que não se tinha no Leste, e isso culminou por exemplo com um dos Marcos da Guerra Fria, que foi a construção do muro de Berlim em 1961, justamente para evitar essas "fugas da população" que buscavam uma vida melhor.

Isso logicamente, resultou em uma insatisfação da população Soviética, porém essa "insatisfação" nunca era divulgada nos meios de comunicação dos países do Pacto de Varsóvia, lembre-se que não existia livre imprensa nem mesmo livre direito de expressão.

Contudo, todos esses eventos resultaram na crise social e principalmente econômica dos anos 70's e 80's que culminou na dissolução da URSS em 1991

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só chamar, um abraço !
Perguntas interessantes