A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos". (Paul Raynaud - La France a Sauvé l europeu, T.L Flamarion) . O autor se refere a crise mundial de 1929, iniciada nos Estados unidos. Qual resultado dessa crise para a economia e a política dos EUA?
Soluções para a tarefa
O resultado da crise para a economia dos Estados Unidos foi o desastre: taxas de desemprego superiores a 25%, diversos negócios faliram, milhões de dólares foram perdidos na Bolsa de Valores e o país entrou em uma profunda recessão, que levou anos para ser superada.
Politicamente levou ao questionamento do princípio do livre mercado, tendo ganhado espaço os defensores de uma política econômica que contasse com uma participação maior do Estado, tendo Franklin Roosevelt, político que adotava o keynesianismo como princípio econômico, sido eleito cinco vezes.
Resposta (Fuvest 91) "A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos". (Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L'EUROPE, T. I. Flamarion)
O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:
Selecione uma alternativa:
a)
O abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
b)
O aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c)
A expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d)
A imediata valorização dos preços da produção industrial e o fim da acumulação de estoques.
e)
O crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego
Explicação:
LETRA a)
CORREGIDA PELO AVA