A Criminologia, por ser uma ciência empírica que se propõe ao entendimento do ato como um todo, engloba a Antropologia Criminal, a Psicologia Criminal e a Sociologia Criminal. Para isso, analisa tanto o crime em si como os fatores que contribuíram para sua ocorrência, como a vítima, o delinquente e o meio social. Imagine que você foi eleito prefeito da cidade. Uma de suas promessas de campanha foi reduzir o índice de criminalidade que assola a região. Ao assumir o Executivo, você foi apresentado a diversos dados, mapeamentos, estatísticas e formulários que continham informações como: locais de maior incidência da criminalidade, idade em que ocorre a reincidência do apenado, crimes com maior índice de ocorrência, etc. Sua equipe de secretariado sugere uma reunião com o Ministério Público e com o governador do Estado para que sejam elaboradas punições mais severas aos criminosos como forma de diminuir os índices alarmantes na cidade. No entanto, além de ter sido eleito prefeito, você é formado em Direito e tem conhecimento da eficácia da Criminologia. Assim, você acredita que seria melhor montar uma comissão, envolvendo diversas áreas do conhecimento, para elaborar a melhor estratégia. Entretanto, seu secretariado discorda. Como você convenceria seu secretariado a optar pela comissão com base na Criminologia empírica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Como prefeita tomaria tais decisões:
- Uma lei proibindo jogar lixo no chão, com certa taxa de multa.
- Fazer as calçadas com blocos intertravados (aqueles utilizados em calçadões) asssentados com areia, para que ela possa absorver a água das chuvas.
- Orientar para que os moradores criarassem mini-piscinas em suas casas e edifícios, para que quando chover a água ter onde ser reservada.
- Ter mais praças com solo, pois ele absorve a água.
Resposta:
Explicação:
Diversas abordagens e interpretações cabem sobre esse tema. Todavia, é certo que a repressão isolada tem efeito limitado sobre a criminalidade.
Uma maneira seria explicar para o secretariado que, com base nos dados levantados, seria possível formular programas e projetos objetivando prevenção e interferência no comportamento criminoso, evitando que as ações sejam concentradas apenas no momento posterior ao crime.
Dessa forma, pode-se optar pela prevenção primária da criminologia, qual seja, focar na raiz do conflito criminal, objetivando neutralizar o problema antes que ele se manifeste. Ou seja, trata-se de criar pressupostos necessários de maneira a socializar as pessoas de acordo com os objetivos sociais, direcionando as ações para educação, trabalho, socialização, qualidade de vida e bem-estar social.