A criatividade não é um dom, diferente disso, ela pode ser desenvolvida por meio de muita dedicação e etapas, sendo esse processo não linear, permitindo que o criador faça progressos e retrocessos até chegar a melhor resolução do problema a ser resolvido. Muitos autores se dedicaram a desvendar os mistérios da estrutura do processo criativo, como por exemplo, Von Oech (2011), Ostrower (2010), Osborn (1987), Baxter (2011), Gomes (2001) e Löbach (2001). Independente do modelo, de modo geral, o processo criativo segue algumas etapas em comum. FONSECA, Annelise N.; PEREIRA, Clauciane. Processo Criativo. Maringá: UniCesumar, 2016. (Adaptado) Diante do exposto, avalie as alternativas a seguir e indique qual delas apresenta corretamente, de modo geral, a estrutura do processo criativo. Alternativas Alternativa 1: Ao analisarmos os modelos de processo criativo desenvolvidos pelos autores mencionados, é possível concluir que todos concordam que o processo criativo se dá por meio de duas fases: germinativa e insight. Alternativa 2: Podemos dizer que de modo geral, a anatomia do processo criativo consiste em: familiarização com o problema, coleta e análise de informações, desapego, experimentação, raciocínio divergente, raciocínio convergente e avaliação. Alternativa 3: Considerando os autores mencionados, de modo geral, todos defendem que a estrutura do processo criativo é composta por: preparação, esquentação, insight e verificação; sendo a esquentação a fase principal do processo criativo. Alternativa 4: Um ponto em comum entre os autores abordados é que o processo criativo é composto por três importantes etapas, sendo elas: esquentação, experimentação e iluminação. Alternativa 5: A estrutura do processo criativo, segundo os autores mencionados, consiste em oito etapas: identificação do problema, esquentação, iluminação, distanciamento, experienciação, avaliação, verificação e realização.
Soluções para a tarefa
Olá!
Ambos os autores, concordam com o fato da criatividade, surgir no processo de familiarização com a temática, até o momento de iluminação, que fornecerá base para as ideias que serão desenvolvias.
Deste modo, quando existe percepção, a atividade consciente do cérebro passa a identificar os fatos que serão analisados referentes as situações, porém, na criatividade, elementos como a intuição e sentimentos também podem auxiliar o autor em seu processo criativo.
Até mais!
Podemos dizer que de modo geral, a anatomia do processo criativo consiste em: familiarização com o problema, coleta e análise de informações, desapego, experimentação, raciocínio divergente, raciocínio convergente e avaliação.
Resposta:
alternativa 2
Explicação:
Mesmo que não haja um consenso em relação à quantidade de estágios e o nome dado a cada um deles, é inegável que a estrutura do processo criativo é pautada por etapas que demandam familiarização com o
problema, a coleta e a análise de informações, o desapego, a experimentação, o raciocínio divergente, o raciocínio convergente e a avaliação.(pág.50 livro Processo Criativo - Unicesumar)