A criação do sistema único de saúde (sus) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século xx. O sus deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O sus é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a constituição federal de 1988. Segundo o texto, duas características da concepção da política pública analisada são:.
Soluções para a tarefa
As duas concepções da área da saúde são representadas por: Universalismo e igualitarismo (letra C).
Letra C: Universalismo e igualitarismo.
Isso significa que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e acessível para todas as pessoas, independentemente da classe social. A fundamentação legal é dada pelo Par. 1º do Art. 2º da Lei Nº 8.080/1990 ou Lei do SUS.
A saúde é dever do Estado?
No Brasil, sim. A fundamentação legal é dada pelo Caput ou Cabeça do Art. 2º da Lei do SUS. Esse dispositivo legal reforça que o Estado deve se preocupar com a criação de leis e execução de políticas públicas que sejam capazes de garantir o acesso à saúde para todas as parcelas da sociedade.
Segue o restante da pergunta:
(...)
A) Paternalismo e filantropia.
B) Liberalismo e meritocracia.
C) Universalismo e igualitarismo.
D) Nacionalismo e individualismo.
E) Revolucionarismo e coparticipação.
Aprenda mais sobre o tema Sistema Único de Saúde em:
https://brainly.com.br/tarefa/46992718
Lute pela realização dos seus sonhos!