A criação de peixes ósseos de água doce para fins comerciais impõe aos animais estresses decorrentes do manejo de rotina e doenças ocasionadas por protozoários. Para reduzir o aparecimento dessas doenças, utilizam-se banhos com solução de NaCl, em concentrações entre 2 a 5%, com tempo de exposição variando entre 20 segundos a 20 minutos. KUBITZA, Fernando. "A versatilidade do sal na piscicultura". Panorama da aquicultura, set./out. 2007. p. 14-23 (adaptado). De acordo com o texto, o controle de protozoários requer a utilização de solução salina em concentração superior à fisiológica. Portanto, para que o banho salino não cause a morte dos animais, ele deve ser breve o suficiente para impedir que os peixes
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Peixes em soluções salinas (hipertônicas) tendem a liberar água por osmose, uma vez que sua pele é permeável a água. Neste caso compensam bebendo muita água e eliminando ativamente sais pelas brânquias. Sua urina é concentrada e fim de regular a perda de água excessiva.
Respondido por
33
Olá! A concentração de solução salina deve ser sensível o suficiente para que atinja os protozoários e não atinja os peixes.
Isso ocorre pois os peixes apresentam também a pele semipermeável, o que significa que em um meio hipertônico, isto é, de concentração maior que o seu meio interno, o peixe tende a perder água para o ambiente, o que faria com que ele bebesse mais água para tentar compensar. Entretanto, a água é salgada também, o que faria ele se desidratar novamente, ocorrendo um ciclo prejudicial aos peixes.
Dessa forma, deve haver uma concentração sensível o suficiente para que ele desidrate os protozoários mas atina o mínimo possível os peixes.
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás